segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Coach: aprenda a ouvir e a se expressar

Por iG Delas 

Fabrício Sagi, master coach especializado em alta performance, orienta: como ouvir e se expressar


Nem sempre em um diálogo apresentamos a postura adequada para o momento. Dominar um determinado assunto pode fazer com que pessoas falem muito, deixando de ouvir e abrir espaço para outras opiniões. Quando isso acontece, é preciso saber parar e escutar verdadeiramente, propiciando um diálogo produtivo. Para ajudar você a ter uma comunicação eficaz, separei algumas dicas importantes:
Postura em diálogos: em uma conversa, seja no ambiente pessoal ou profissional, é muito importante apresentar ideias sobre as decisões que estão sendo discutidas. Entretanto, é importante ser flexível e respeitar o ponto de vista de outras pessoas envolvidas, de forma ética.
Discordando ou concordando: mostrar atenção com o que os outros têm a dizer é algo que diz muito sobre quem você realmente é. Mesmo discordando da outra pessoa, espere a conclusão do pensamento e pontue suas observações no momento em que a palavra for direcionada a você.
Um fala, o outro escuta: procure equilíbrio em uma conversa. Faça perguntas sobre o tema em questão, mantenha uma postura adequada e motive a troca de ideias, respeitando o tempo que a outra pessoa expõe argumentos.
“O sabe tudo”: controle a vontade de expor todo seu conhecimento de uma vez só. Se perceber que você sabe mais do que a outra pessoa sobre um determinado tema, seja ponderado nas correções e interrupções. Uma conversa tem que ser benéfica e proveitosa para ambos  para que haja uma troca de informações.
Certifique-se que foi compreendido: um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem.
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário