domingo, 14 de fevereiro de 2016

Moradores de comunidade vistoriada por Dilma no Rio cobram saneamento básico

Valas receberam limpeza superficial às vésperas da visita da presidente Dilma, afirmaram moradores

Por Agência Brasil 
Agência Brasil
Vizinhos da Base Área de Santa Cruz, onde a presidenta Dilma Rousseff esteve hoje (13) orientando para o combate do mosquito Aedes aegypit, moradores cobraram o desentupimento de valões e saneamento básico. A visita da presidenta à comunidade Caminho do Zeppelin, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, fez parte do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, uma das doenças transmitidas pela picada do inseto, assim como a dengue e o chikungunya.
A zona oeste, onde fica Santa Cruz, área escolhida pela presidenta Dilma para a campanha, é uma das regiões com maior infestação do Aedes na cidade do Rio. Hoje, junto com o governador Luiz Fernando Pezão, e o prefeito, Eduardo Paes, Dilma conversou com moradores e discutiu medidas efetivas para acabar com a proliferação do mosquito.
Segundo os moradores, os valões nas ruas Prado Júnior e Novecentos e Noventa e Nove não canalizam a água para tratamento. Misturada ao esgoto e ao lixo, fica parada, transformando as valas, rodeadas de mato, em local perfeito a proliferação de insetos. As duas valetas foram abandonadas depois das obras, disseram.
Ontem (12), às vésperas da visita da presidenta, as valas receberam uma limpeza superficial, mascarando a persistência do problema, afirmaram.
“Tem dias que a gente vê uma nuvem de mosquito passar aqui nesse valão”, destacou a moradora Célia Gomes, de 58 anos. Morando há anos na comunidade, ela acredita que as obras de canalização, em vez de diminuir o número de insetos, acabaram aumentando a quantidade. Antes, a água era corrente. Jogue uma pedra que você vê a nuvem."
Preocupados com casos de dengue e de Zika, a comunidade quer que a prefeitura e o governo do estado façam as intervenções necessárias. “De que adianta nos pedirem para combater o mosquito dentro de casa, nos entregarem papel (informativo) se, quando a gente sai, é picada na rua, se o esgoto está na nossa porta?” questionou Sirlea Lopes, de 63 anos.
Os moradores contam que por causa da infestação de mosquitos, não é possível viver sem repelente ou inseticidas em casa. “A gente acaba gastando um dinheirão”, reclamou Célia.
Na casa de Lucimara Delfino, de 43 anos, durante uma rápida passada, a presidenta ouviu pedidos por melhorias. Segundo a moradora, que toma o cuidado de tirar a água de suas bromélias cotidianamente, sem uma solução para o saneamento, é difícil acabar combater as doenças.
“Tem muita água parada aqui, na vala, então...”, reclamou a moradora à presidenta, que cutucou o prefeito Eduardo Paes para que resolva as queixas dos moradores do Zeppelin.
Em entrevista à imprensa no local, a presidenta Dilma disse que faz investimentos em esgotamento sanitário, mas não detalhou números. “Nós, incluindo eu, o governador Pezão e o prefeito Eduardo Paes, nos últimos tempos, fizemos mais saneamento, entendido como esgoto tratado e abastecimento de água, do que na história desse país aqui”, declarou.
A comunidade próxima a Base Aérea recebeu obras de asfaltamento e saneamento há menos de dois anos, mas que precisam de manutenção constante. Antes, por causa das chuvas, as casas chegavam a ser alagadas, o lixo e o esgoto voltavam para dentro das residências. A situação ainda não mudou próximo ao Valão da Prado Júnior, que não foi finalizado. Lá, a cena se repete em dias de temporal.
A prefeitura informou que voltará à localidade na segunda-feira (15) para verificar os problemas.
Saneamento básico
De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a falta de saneamento básico está diretamente relacionada a proliferação de doenças. Para combater o mosquito que transmite a zika, a recomendação da entidade é de mais investimentos nesta área.
“Que as ações de controle vetorial no ambiente seja uma atribuição dos órgãos de saneamento e de controle ambiental municipais, estaduais e nacional e não só do SUS [Sistema Único de Saúde]”, orienta, em documento recente sobre fragilidades no combate à Zika.
A organização condena ainda a pulverização de inseticidas e a adição de larvicida em água potável.
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário