domingo, 12 de março de 2017

Uma fruta que joga nas 11

De casca amarela, polpa branca e sabor inconfundível, a banana é um dos frutos mais populares do mundo e do Brasil. Ela é a cara do Brasil, sem ser brasileira. De origem asiática e clima tropical –, é fruta que se dá bem em lugares quentes e úmidos, daí a razão de ter se espalhado pelo país. Aliás, o Brasil é um dos maiores produtores de banana, o que explica ela aparecer em pratos tão diferentes de Norte a Sul. Rica em potássio, vitaminas e carboidratos, ela é pop, mas de moderna não tem nada: acredita-se que as duas espécies das quais derivam todas as variedades de banana – musa balbisiana e musa acuminata – sejam as frutas mais antigas do mundo. Se um dia ela foi estrela só de receitas doces, cada vez mais ele invade a área da comida salgada. E deixa também de ser coadjuvante para ser centro das atenções.
No restaurante O Conde, no Cidade Jardim, a banana é a base de uma farofa que acompanha picanha grelhada na brasa com batatas gratinadas com gorgonzola. Para o prato, o chef Carlos Bruno Carneiro utiliza a caturra, conhecida também por banana-nanica ou banana-d’água. É a espécie mais popular no Brasil. “A caturra é bem doce, e tem um sabor interessante que contrasta com o prato”, explica o chef.

Além da opção salgada, a casa conta com uma opção doce. “Faço uma sugestão também. Posso fazer um crumble de banana, que é a fruta flambada com calda de especiarias e farofa de coco”, explica o chef. Ele comenta que com a banana-caturra não é preciso usar muito açúcar, pois a fruta naturalmente solta bastante.
Outro restaurante que dispõe da fruta tanto na versão salgada quanto na versão doce é o Olga Nur, no Lourdes. O cardápio da casa um mix de frutos do mar acompanhado de um purê de banana-caturra. “Ela é assada na própria casca e depois amassada em forma de purê”, explica o chef Elesbom Júnior, que ensina o porquê de se utilizar a caturra. “A banana quando está verde possui amido resistente, e quando amadurece esse amido se transforma em açúcar e ela fica mais doce e macia. Aliás, a caturra e a ouro são as mais doces”, explica. Segundo o chef, para fritar e cozinhar as mais indicadas são a banana-da-terra ou a verde.
Além do purê de banana, o Olga Nur tem no cardápio um churros da fruta. “É a massa recheada com banana-caturra amassada com especiarias e harmonizado com doce de leite”, conta júnior.
Gelada. Banana com sorvete é combinação perfeita, como o doce de puta que a chef Deusa Prado oferece no Alguidares, no Sion. A sobremesa saiu dos livros do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001). É uma banana caramelizada acompanhada por sorvete. Deusa conta que usa a banana-prata na receita, uma das versões mais populares da fruta. “Eu uso a banana-prata, pois ela é bem doce e é a receita original da sobremesa, que depois de pronta fica com um tom avermelhado bem bonito”, diz a chef.
Mas quem quiser consumir a fruta de forma refrescante deve ir a Lullo Gelato, no Funcionários. A sorveteria oferece dois sabores dedicados à iguaria. Um é o banana flambada. “Usamos a banana caturra para fazer a massa do sorvete, misturado com caramelo e pedaços da própria fruta”, explica a propriétária Cristiane Temporão. Outro sabor, mais recente, é o de torta Banoffe, que leva banana, chantilly e doce de leite. “Estreamos esse sabor há poucos dias. Nele, usamos a caturra, que é a mais indicada para doces”, explica.
Nutritiva. Segundo a médica nutróloga Paula Whyte, a banana é importante fonte energética com altos níveis de sacarose, frutose e glicose. Também contém também fibra, vitamina A, B1, B2, B6, B12, além de potássio, fósforo, cálcio e ferro. Além de substâncias antioxidantes, como flavonoides e vitaminas E e C”, explica a médica.
Paula afirma que existem mais de cem tipos de bananas no mundo, sendo que as cinco mais tradicionais no Brasil são a caturra, a prata, a da terra, a ouro e a maçã. A médica também ressalta o valor nutricional da banana-verde, ingrediente para a biomassa, utilizada em dietas. “A banana- verde possui mais propriedades do que a madura, além de possuir grande nível de amido resistente, ou seja, ainda não foi transformado em açúcar. É um alimento que possui bem menos calorias do que o fruto maduro”, explica Paula.
Segundo o chef Elesbon, o fruto verde pode ser ingrediente para fazer banana frita, assada e a sopa de banana-verde, receita tradicional no interior de Minas.


SERVIÇO

Lullo Gelato - rua Antônio de Albuquerque, 617, Funcionários, BH - (31) 3656-0625

Olga Nur - rua Curitiba, 2.202, Lourdes, BH - (31) 3566-1851

O Conde - rua Conde de Linhares, 345, Cidade Jardim, BH - (31) 2531-6964

Alguidares - rua Pium-Í, 1.037, Sion, BH - (31) 3221-8877
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário