sábado, 25 de março de 2017

Alckmin busca apoio em áreas de influência de Aécio Neves

O Tempo

GANHANDO TERRITÓRIO

O tucano também tenta se aproximar do atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil




PUBLICADO EM 25/03/17 - 03h00
SÃO PAULO. Em disputa pela candidatura tucana à Presidência da República, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem ganhado espaço em Minas Gerais, principal área de influência do presidente do partido, o senador Aécio Neves.

Depois de se aproximar do ex-prefeito de Belo Horizonte e presidente estadual do PSB, Marcio Lacerda, Alckmin busca, agora, o apoio do atual ocupante do cargo, Alexandre Kalil (PHS). Ambos tinham boas relações com Aécio, mas romperam com o senador no ano passado.

Após convite de Alckmin pelo telefone, Kalil confirmou que irá a São Paulo para se reunir com o governador em um jantar. Também convidado, o presidente nacional do PHS, Eduardo Machado, afirmou que a reunião deve ser o primeiro passo para um possível apoio do ex-mandatário do Galo e de seu partido ao governador paulista em 2018. Além dos três políticos, participarão do jantar suas respectivas esposas.

Minas foi governada por Aécio entre 2003 e 2010, mas seus aliados perderam tanto a última disputa para o governo, em 2014, como para a prefeitura da capital, ano passado.

Antes das eleições municipais de 2016, Kalil chegou a ir a Brasília para informar a Aécio que ia se candidatar a prefeito. Depois de ser duramente atacado durante a campanha, o ex-presidente do Atlético afirmou, em seu primeiro pronunciamento como eleito, que procuraria líderes de todos os partidos para conversar, “mas não Aécio”, por ser “adversário”.

O ex-prefeito Marcio Lacerda também rachou com Aécio pouco antes das eleições municipais de 2016. Lacerda chegou a passar um fim de semana com Alckmin na casa de Campos do Jordão (SP) do atual prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

Procurada, a assessoria de Alckmin afirmou que o encontro com Kalil ainda não consta na agenda do governador. O senador José Serra também está na disputa pela candidatura tucana em 2018.

Rio Grande do Norte. Em outro aceno à candidatura de Alckmin ao Planalto, o PSDB do Rio Grande do Norte levará o governador paulista para um ato de filiação de prefeitos do Estado.

As terras potiguares são território do senador José Agripino Maia, presidente do DEM, um dos coordenadores da campanha de Aécio em 2014. O convite ao paulista é uma demonstração de que o diretório estadual tucano trata Alckmin como nome natural do partido para 2018.

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), no entanto, contemporiza. “Vamos aguardar, e o melhor vai ser escolhido. Mas Geraldo Alckmin tem todas as condições de ser o próximo presidente”.
Bem quisto. O presidente Michel Temer elogiou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante evento em São José do Rio Preto (SP). “O Brasil te aplaude, Geraldo, pelo que tem feito pelo país”.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário