quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Arábia permitirá que mulheres dirijam

O TEMPO


ULTRACONSERVADOR.

Reino implanta ambicioso plano de reformas


PUBLICADO EM 27/09/17 - 01h16







As sauditas serão autorizadas a dirigir a partir de junho de 2018, uma decisão histórica no reino ultraconservador, único país do mundo onde as mulheres não podiam conduzir.

Como parte de seu ambicioso plano de reformas econômicas e sociais até 2030, Riad parece pronta para abrandar algumas destas restrições impostas às mulheres e tenta, pouco a pouco, promover formas de diversão, apesar da oposição dos ultraconservadores em um país onde a metade da população tem menos de 25 anos.

Além da proibição de dirigir, as mulheres sauditas são igualmente submetidas à tutela de um homem da família – geralmente o pai, o marido ou o irmão – para poder estudar ou viajar.

“Estou muito animada e chocada ao mesmo tempo. Esperava que isso acontecesse em dez ou 20 anos”, disse à AFP Haya al-Rikayan, funcionária de 30 anos de um banco em Riad.

“É um dia muito feliz! Ainda não acredito. Só vou acreditar quando vir com meus próprios olhos”, disse Shatha Dusri, funcionária da companhia petroleira Aramco em Dhahran.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário