segunda-feira, 28 de março de 2022

Alopecia de esposa de Will Smith pode ter fundo emocional e afetar qualquer pessoa: saiba como identificar e tratar precocemente

Cientista explica a relação entre alterações emocionais e a perda dos fios

Após o mundo parar para comentar o episódio que aconteceu na noite de domingo (27), na premiação do Oscar, onde comediante Chris Rock fez no palco uma piada sobre a alopecia de Jada Smith, esposa do ator Will Smith, e levou um tapa dele por isso, a cientista expert em queda capilar e distúrbios do couro cabeludo, Jackeline Alecrim, explicou que qualquer pessoa pode estar sujeita a ter alopecia e como alterações emocionais, como stress e ansiedade, interferem na saúde do cabelo e no aumento da queda capilar.

“Existe uma relação já comprovada entre o stress, as alterações emocionais e o desencadeamento de alopecias em pacientes predispostos. Essas alterações podem alterar o ciclo capilar, comprometendo questões  fisiológicas e metabólicas envolvidas na manutenção da saúde do cabelo e do couro cabeludo”, disse.

A especialista também explicou que estudos apontam que os fatores emocionais podem estar relacionados a quadros de ativação de doenças autoimunes crônicas ou transitórias, como é o caso da alopecia Areata e de alguns tipos de alopecias definitivas, como as cicatriciais.

Jackeline afirmou que um outro ponto a ser considerado é que alterações emocionais podem levar a baixa qualidade de sono que afeta além da imunidade e a secreção hormonal, o estado físico dos indivíduos.

“O estresse além de poder causar a queda precoce dos fios, pode ainda, acelerar a perda definitiva do cabelo, através de alterações progressivas causadas nos folículos pilosos ao longo do tempo. Quando o nível de estresse aumenta, a produção da melatonina pode ser afetada e esse hormônio também tem relação com a saúde capilar”, pontuou a cientista.

Como identificar e tratar o problema precocemente?

A perda dos fios pode ter causas variadas e somente um diagnóstico clínico pode apontar com precisão a causa da queda de cabelo. A especialista explicou que, apesar da calvície ser mais comum em homens, outros tipos de alopecias são mais comuns em mulheres e isso se deve ao fato de passarmos por alterações hormonais e fisiológicas mais frequentemente.

“Além das variações hormonais, a queda acentuada dos fios pode estar relacionada a vários fatores, como por exemplo questões nutricionais, emocionais, condições inflamatórias e autoimunes que podem atingir o couro cabeludo”.

Essas alterações afetam o equilíbrio do ciclo de queda e crescimento do cabelo, fazendo com que o organismo ataque os folículos pilosos levando a perda de fios, que pode ser localizada ou total.

Mas, a cientista também explicou que a boa notícia é que apesar de assustar, algumas dessas condições podem ser transitórias e podem ser tratadas, como é o caso da Alopecia Areata.

Mesmo os pacientes que possuem condições crônicas podem contar com tratamentos que auxiliam no controle da queda e acelera a reposição de novos fios e podem ser usados para tratar precocemente o quadro, aumentando as chances de sucesso terapêutico.

“Além dos medicamentos de uso oral, a ciência evoluiu e hoje é possível encontrar  produtos de uso tópico, ou seja, que são massageados no couro cabeludo, que apresentam absorção local e demonstrando alta eficiência e segurança para o uso. Além de desacelerar a queda capilar, estes tratamentos favorecem a reposição de novos fios, aumentam o aporte de nutrientes e melhoram a atividade fisiológica dos folículos pilosos, por atuarem diretamente na área afetada,”, disse.

Além do tratamento tópico, é essencial alinhar as questões nutricionais, hormonais e demais causas secundárias que podem estar presentes e que demandam avaliação de um especialista.

Sobre Jackeline Alecrim

 

Jackeline Alecrim é pesquisadora e desenvolvedora de formulações científicas para queda capilar, distúrbios do couro cabeludo, alopecias e danos no fio; cientista e especialista em cosmetologia avançada; fundadora da empresa de cosméticos Magic Science Brasil, que é destaque nacional e internacional pela eficácia clínica de seus produtos. Jackeline também faz sucesso com dicas de saúde capilar nas redes sociais, contando com mais de 90 mil seguidores no instagram.

Jennifer de Paula
Diretora de Marketing e Gestão | MF Press Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário