sexta-feira, 18 de março de 2022

Quebrando o mito: podemos tomar banho após a refeição?

Neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela explica se o banho influencia no processo de digestão 


“Não pode tomar banho depois do almoço!” Esse é um conselho comum que certamente a maioria das pessoas já ouviu da mãe ou da avó. Mas será que se trata de um cuidado ou de um mito popular? A verdade é que as mamães e as vovós estavam certas: o banho influencia o processo digestivo. 


O Ph.D. neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, professor e cientista na Universidad Santander e membro ativo Redilat, rede de cientistas latino-americanos, explica a relação desarmônica entre a água e o sistema digestivo: “após as refeições, principalmente se tratando de alimentos pesados, o organismo prioriza o processo de digestão. Dessa forma, após a ingestão de alimentos, o sistema nervoso autônomo é ativado via sistema nervoso entérico para direcionar a produção de hormônios e volume de sangue para o processo digestivo”, pontua. 


“Quando o nosso corpo sofre uma mudança de temperatura, o sistema nervoso autônomo também é ativado. Então quando você entra na água, o seu corpo passa a ativar duplamente o seu sistema nervoso autônomo: primeiro para digerir os alimentos e concomitantemente para regular a temperatura corporal”, pontua o Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Então, ao invés do organismo priorizar a digestão, o corpo prioriza a regulação da temperatura corporal. 


O que pode acontecer ao tomar banho após as refeições? "Existe a possibilidade de provocar um choque térmico, dispepsia ou desencadear síncope cardiorrespiratória, fenômeno ocasionado por uma repentina diminuição da circulação sanguínea no cérebro, que pode provocar o desmaio súbito”, adverte o Dr. Fabiano de Abreu


Dessa forma, é indicado evitar alterações bruscas de temperatura após as refeições para que o sistema nervoso centralize a circulação sanguínea no processo digestivo e não na regulação da temperatura corporal. Segundo o Dr. Fabiano de Abreu, é indicado aguardar no mínimo 30 minutos após a refeição para tomar banho.


O Pós-doutor em neurociências, mestre em psicologia e biólogo, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito - CPAH, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, professor e cientista na Universidad Santander, membro ativo Redilat, rede de cientistas Latino-americanos, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, considerado um especista em estudos do comportamento humano e inteligência.


Sobre Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues


Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.


Joana Freitas - MF Press Global 

Licenciatura em letras com mestrado integrado em arqueologia pela Universidade do Porto e pela Universidade Autónoma de Barcelona.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário