sábado, 26 de março de 2022

Existe contraindicação para fazer harmonização facial?

Médica dermatologista Dra. Bianca Gastaldi explica em quais casos o procedimento estético não é recomendado


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a harmonização facial está entre os procedimentos estéticos não cirúrgicos mais procurados no Brasil: dados indicam que a busca subiu de 72 mil para 256 mil ao ano. Só em 2020, o Google registrou um aumento de 540% na pesquisa sobre harmonização facial no país. Entretanto, a médica dermatologista Dra. Bianca Gastaldi adverte que existem casos onde o procedimento é contraindicado.


“A harmonização facial é contraindicada para grávidas e lactantes. Nestes casos, a mulher deve aguardar até o término do período de amamentação para realizar o procedimento”, adverte a médica dermatologista Dr. Bianca Gastaldi. “Embora não tenha literatura científica suficiente para definir os males ocasionados pela harmonização facial ao bem estar da mãe e do bebê, tudo que representa o mínimo de dúvida sobre a saúde de ambos deve ser evitado até o fim da gestação”, afirma Gastaldi. 


Outro caso onde a harmonização facial não é indicada é tratando-se de pacientes com câncer: “a quimioterapia e a radioterapia provocam efeitos colaterais em todo o corpo do paciente, elevando a sensibilidade da pele e também aumentando as chances de qualquer tipo de inflamação. Portanto, devido ao fato de aumentar os riscos de infecção, não é indicado que sejam realizados certos procedimentos estéticos durante o tratamento oncológico”, informa a médica dermatologista Bianca Gastaldi.


Embora seja uma condição específica muito rara, existem pessoas com alergia à toxina botulínica, componente utilizado na harmonização facial: “antes de realizar o procedimento, é necessário que o profissional consulte o histórico de saúde do paciente. Normalmente, indivíduos que sofrem de alergia à toxina botulínica possuem histórico de reações alérgicas”, pontua a médica Dra. Bianca Gastaldi


Fora esses casos específicos, a harmonização facial é indicada para diversos fins estéticos, como preenchimento facial, alongar ou aumentar o volume dos lábios, minimizar rugas e linhas de expressão ou até mesmo suavizar contornos: "trata-se de um procedimento seguro, basta que seja realizado por um profissional capacitado e que o paciente respeite os intervalos de aplicação e os cuidados após a realização do procedimento”, declara a dermatologista Dra. Gastaldi.



Bianca Gastaldi, é médica dermatologista, graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro das Sociedades Brasileira (SBD) e Americana de Dermatologia (AAD). Atua com foco em injetáveis e no gerenciamento do envelhecimento há 15 anos, sendo atualmente professora da pós graduação de cosmiatria e speaker internacional da Sinclair e da Toskani (duas grandes empresas que atuam na área de dermatologia estética com injetáveis).


Jennifer de Paula
Diretora de Marketing e Gestão | MF Press Global


AVISO LEGAL:

O conteúdo desta mensagem (incluindo qualquer arquivo nela contido) é confidencial. (Artigo 56 da Lei 4.117 de 27 de agosto de 1962, aplicável aos crimes em telecomunicações, nos termos do artigo 215/I, da Lei 9.472, de 16 de Julho de 1997.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "BR - Canais de Saúde e Beleza Geral" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to saudebeleza+unsubscribe@pressmf.global.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/a/pressmf.global/d/msgid/saudebeleza/CAETD1xn09FARbbTWbherChz%3Dx%2BKFNbrA_r%3D9rYXrSgYp3Zry_A%40mail.gmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário