quarta-feira, 30 de março de 2022

CONHECENDO ITABIRITO: ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS EXPLORAM HISTÓRIA LOCAL POR MEIO DE ROTEIRO TURÍSTICO E CULTURAL

 http://www.jornaloliberal.net 

Itabirito

29 de março de 2022

Uma visita guiada que oferece aos alunos das escolas municipais um aprendizado sobre a história do município por meio do contato direto com relatos e construções datadas dos séculos XVIII e XIX. Esse é objetivo do projeto Conhecendo Itabirito.

Realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Transportes e com a Guarda Civil Municipal, o projeto envolve crianças do 3° ano do ensino fundamental. A edição de 2022 teve início em 14 de março e envolverá toda a rede municipal de ensino, urbana e rural, até 30 de março.

O programa promove educação patrimonial por meio de conhecimento turístico-pedagógico ao percorrer a Itabirito de ontem sob olhares e tradições do Centro Histórico e a Itabirito de hoje, por meio de suas praças, parques e monumentos.

“Itabirito é um museu a céu aberto. Participar de um roteiro nesse cenário é uma oportunidade única para conhecer, interagir e escrever novas páginas da nossa história. Essas crianças se tornarão adultos com ideais de conservação graças a esse projeto, permitindo que a história atravesse o tempo”, destacou o historiador Carlos Alberto Antunes do Carmo, coordenador do projeto.

Da Igreja do Rosário à Praça da Estação

A programação prevê atividades logo nos primeiros raios de sol, a partir das 7h. Para alunos do turno da tarde, a agenda tem início às 13h. A visita começa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro; passando pela histórica Rua do Rosário; casarão de Paulo Josafá, atual sede da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo; e Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. O percurso é finalizado no Complexo Turístico da Estação com visita guiada à Biblioteca Municipal Professor Diaulas de Azevedo.

"O Projeto Conhecendo Itabirito é de suma importância para as novas gerações. Conhecer o passado nos possibilita entender o nosso presente e projetar o futuro”, reforçou Eliege Delabrida, professora na Escola Manoel Salvador de Oliveira, que acompanhou sua turma em visita realizada na última segunda-feira, dia 21 de março.

Encantamento dos alunos

Conhecer a Itabirito do passado e suas formas de vivência despertou nas crianças o encantamento. “Nunca estive por aqui. É muito legal o que aprendi. Gostei muito da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Foi uma experiência muito interessante. Quero voltar mais vezes. A gente aprende muito”, comentou Lara Silva, de 7 anos.

O entusiasmo dos alunos confirma o sucesso do projeto. “Proporcionar essa aula de história e cultura a céu aberto para as crianças é a certeza de fazermos com que a memória de Itabirito seja preservada. A curiosidade delas diante dos relatos dos historiadores é gratificante e nos proporciona momentos de satisfação”, destacou a diretora de Turismo, Rosilene Martins.

Álbum de Fotos

  

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário