domingo, 21 de maio de 2017

Retiro resgata os sentidos com meditação e alimentação detox

Um retiro de sete horas em silêncio, imerso na natureza, sem falar nada e longe de equipamentos eletrônicos, como televisões e celulares. Para muitos, pode parecer impossível aguentar. É, sim, desafiador, mas, além de possível, manifesta-se necessário. Ao conjugarmos na prática o verbo “retirar-se”, do ato de sair do nosso ambiente rotineiro, conseguimos focar algo que descobrimos estar esquecido: nós. Percebemos que nenhum pensamento é mais importante do que estar no “agora”, por inteiro, aquietando as emoções e os dramas diário.
No último dia 7, participei do primeiro retiro realizado pela Casa Coral – espaço artístico e terapêutico em Casa Branca, distrito de Brumadinho, na região metropolitana, a 35 km de Belo Horizonte. Durante um dia, a proposta era viver a purificação da mente e do corpo, também por meio de alimentação natural, sucos detox e salada, comendo em silêncio.
“Sair da agitação mental ou simplesmente reconhecê-la como um aspecto do seu ser e desidentificar-se, despertando outro olhar sobre si mesmo e, consequentemente, sobre o outro e o mundo ao seu redor”, apresenta-se o Retiro Detox, Silêncio e Natureza, de um jeito tentador para quem precisa desacelerar os dias de excesso de urbanização.
Nesse movimento para dentro de si, o grande inimigo somos nós mesmos, não mais o tempo, o outro, o externo. A busca passa a ser de tentar calar-se internamente. De olhos fechados, quando a mente silencia, mesmo que por poucos segundos, escutamos as batidas do coração, sentimos cada parte do corpo, o ar entrando frio e saindo aquecido.
A maioria das dez pessoas que estavam ali já tinha tido algum contato com práticas espirituais. Quem nunca havia vivido algo próximo, como uma meditação, teve que se esforçar mais para reduzir o ritmo dos pensamentos – o meu caso. Para ajudar, a guardiã da Casa Coral, Ju Novaes, guiava a meditação e, por vezes, tocava um sininho delicado que ia no fundo da mente para te lembrar de concentrar na inspiração e na expiração.
“Não teve uma vez que o sino tocou que eu não estivesse pensando em outra coisa, no que eu tinha para fazer amanhã ou em qual ia ser o próximo suco servido”, contou a engenheira civil Raquel Serra, 27, depois que saímos da casa, ao passo que devorava um biscoito que havia levado na bolsa por “precaução de sentir fome”. Ela foi em busca de libertação dos remédios para ansiedade, após passar por uma crise existencial. “A gente vai sentir ainda os resultados. Vou precisar de mais alguns retiros”, confessou rindo.
Vivências.Das 9h às 17h, não trocamos nenhuma palavra. Todas as atividades eram feitas em silêncio. Enquanto a mente era esvaziada, o dia ia sendo preenchido com práticas de meditação e exercícios de alongamento. Logo cedo, com só com dois sucos no estômago, partimos para uma caminhada lenta na mata fechada atrás da casa. Uma experiência única, de sentir cada pisada na terra, tocando troncos e folhas em suas diversas texturas, percebendo e ouvindo ao redor os sons da natureza.
“Quando entrei na floresta, a sensação era de pertencimento, de muita alegria. Tive vontade de gargalhar, mas segurei para não parecer doida”, descreveu a psicóloga Alessandra Pacheco, 36.

No entardecer, com os olhos vendados, fomos levados para andar, apalpar e cheirar as plantas, conduzidos por colegas desconhecidos. “Somos muito orientados pela visão, precisamos aguçar o olfato, o tato, a audição”, propôs Miho Mihov, terapeuta corporal da Bulgária e organizador do retiro com a Ju. E, sem ver, nos entregamos aos sentidos.

Saiba mais


Números. O brasileiro passa, em média, três horas e 14 minutos por dia conectado ao celular, segundo pesquisa da associação de marketing móvel MMA realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de linhas de celulares ativas registradas no país em janeiro deste ano era de 243,42 milhões.
Eventos. A Casa Coral pretende realizar o retiro a cada dois meses, ao custo aproximado de R$ 50. Lá possui outras atividades terapêuticas, espirituais e para equilíbrio da saúde durante o mês, que são divulgadas na página do Facebook da Casa Coral, que funciona desde o início do ano. Na programação também tem workshops e cursos, como o de cosméticos naturais.
Mais informações pelo e-mail casacoralcontato@gmail.com
ou pelo tel. (31) 98650-9704
Casa Branca. Um grupo de pessoas que atua com terapias para corpo e alma no distrito, em Brumadinho, quer lançar em breve o site Casa Branca Holística, para que o lugarejo se torne referência.
Mais longo. O curso de meditação Vipassana propõe um retiro de dez dias em silêncio, ocorre em vários lugares do mundo, em centros de meditação e locais alugados. No Brasil, acontece no Rio de Janeiro e em outras cidades. Em julho, terá uma edição em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, no entanto para mulheres as vagas estão esgotadas e para homens anda há vaga. Mais informações pelo site dhamma.org/pt-br.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário