quarta-feira, 3 de maio de 2017

34% dos cidadãos sentem vergonha de serem brasileiros

O Tempo

DATAFOLHA

O marcador da vergonha e do orgulho costuma acompanhar a avaliação popular sobre o governo

PUBLICADO EM 03/05/17 - 03h00





RIO DE JANEIRO. A porcentagem de cidadãos que sentem mais vergonha que orgulho de serem brasileiros atingiu recorde, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Desta vez, eles representam 34% da amostragem nacional, o mais alto índice de “envergonhados” desde o começo da série histórica, em março de 2000, quando o marcador exibia 12%. O percentual vem crescendo desde dezembro de 2014, logo após a reeleição da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer.

Já a proporção de brasileiros que sentem mais orgulho que vergonha do Brasil é de 63%, a menor taxa da série histórica. Em constante declínio, a parcela de “orgulhosos” foi registrada com 67% em julho de 2016.

Perguntados como avaliam o fato de morar no Brasil, 20% dos entrevistados responderam ser ruim ou péssimo. Para 26%, é regular. Mais da metade, 54%, consideram bom ou ótimo residir no país, uma queda de sete pontos percentuais desde o fim do ano passado.

O marcador da vergonha e do orgulho costuma acompanhar a avaliação popular sobre o governo. O declínio do orgulho corresponde à alta insatisfação com as gestões da ex-presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer, empossado após o impeachment, em agosto do ano passado. A onda pessimista chega também em meio ao avanço da operação Lava Jato sobre a classe política e empresarial do país.

O Datafolha divulgou no fim de abril que o governo de Michel Temer possui apenas 9% de aprovação entre os brasileiros. Em dezembro do ano passado, a taxa era de 51%. Segundo o levantamento, 85% defendem a convocação de eleições diretas caso o mandato do presidente seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral no julgamento das irregularidades da chapa de 2014.

Por sexo. Segundo o Índice Datafolha, as mulheres estão mais pessimistas com relação ao futuro do país do que os homens. Elas somaram 89 pontos, numa escala em que 100 representa o meio-termo e números abaixo desse patamar significam pessimismo. Os homens apresentaram índice de 105. No quesito inflação, 60% das mulheres acreditam em alta, contra 52% dos homens.
Dados. Em 26 e 24 de abril, o instituto Datafolha entrevistou 2.781 pessoas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário