quinta-feira, 4 de maio de 2017

Príncipe Philip se aposenta dos compromissos públicos

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II da Inglaterra, que completará 96 anos em junho, abandonará os compromissos públicos no outono (hemisfério Norte, primavera no Brasil), anunciou nesta quinta-feira (4) o Palácio de Buckingham.
"Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo decidiu que não comparecerá a compromissos públicos a partir do outono deste ano", afirma um comunicado, segundo o qual Philip recebeu "todo o apoio da rainha" ao tomar sua decisão.
"O príncipe Philip atenderá os compromissos previamente estabelecidos entre agora e agosto, tanto individualmente como acompanhando a rainha. Depois, o Duque não aceitará novos convites, mas poderia optar por participar em certos eventos públicos de vez em quando".
Ao mesmo tempo, "Sua Majestade continuará cumprindo um programa completo de compromissos oficiais com o apoio de membros da Família Real", conclui o comunicado.
Philip de Edimburgo e Elizabeth II se casaram em 20 de novembro de 1947, data que completará 70 anos em 2017. O matrimônio aconteceu cinco anos antes da ascensão ao trono da rainha.
"É minha rocha. Tem sido minha força e meu apoio", afirmou em 2011 a rainha, pouco inclinada a demonstrações de carinho em público.
Tataraneto da rainha Victoria como a própria Elizabeth, e de ascendência alemã, o duque nasceu em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu, como príncipe da Grécia e da Dinamarca, quinto filho e único homem da princesa Alice de Battenberg e do príncipe Andrew da Grécia.
"Acredito que cumpri com a minha parte", declarou em uma entrevista à BBC em 2011, quando completou 90 anos e anunciou que deixaria de ser o patrono de algumas fundações.

Atualmente, permanece vinculado a 780 fundações, de acordo com o comunicado do Palácio de Buckingham.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário