sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Prefeitura fechou 2017 "absolutamente em dia", diz Kalil

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), afirmou nesta sexta-feira (22) que a prefeitura da capital está fechando 2017 “absolutamente em dia”, inclusive com a saúde, "coisa que não foi feita na cidade nos últimos 20 anos", segundo ele. “A questão da falta de medicamentos está praticamente normalizada. Agora, estamos com problemas no estado e vai faltar hora e outra. Tem entrega, tem logística, mas não temos problemas de compra de medicamentos que são de responsabilidade da prefeitura”, afirmou o prefeito.
“Não devemos nada a ninguém. Então, não há o menor problema, a não ser problema de operação ou de falta de entrega dos governos federal e estadual”, completou o prefeito. A declaração de Kalil foi durante entrega do Complexo de Saúde Barreiro de Cima, que vai abrigar o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Especialidades Odontológicas e, futuramente, o Centro de Reabilitação.
O secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, que participou da solenidade, informou que a expectativa da prefeitura era de fechar o ano com a regularização de 92,5% dos medicamentos nos centros de saúde, mas vai extrapolar essa meta e chegar a 95% até a próxima semana. “O mesmo podemos dizer a respeito dos insumos em geral. Infelizmente, não conseguimos bater os 100%, mas como saímos de 74,% em janeiro, e chegar em 95%, é uma vitória para nós”, disse o secretário.
Segundo Jackson, faltou pouco para chegar aos 100% devido a contratos que foram vencidos e não foram renovados. “Mas, esforços estão sendo feitos para isso. Como o prefeito disse: a quitação das nossas dívidas aumenta nossa credibilidade junto aos fornecedores, a  conseguir comprar melhor e em um prazo mais curto”, afirmou o secretário.

DESPEDIDA

O prefeito Alexandre Kalil disse estar feliz por tudo que fez em 2017 à frente da prefeitura. Ele, que vai tirar uma semana de férias com a família, no Natal e réveillon, agradeceu a população pela paciência que teve com a administração municipal. “Desejo à população de Belo Horizonte um bom Natal e uma boa passagem”, disse.
Kalil também agradeceu aos vereadores que o apoiaram e que sabem que ele está trabalhando sério. “A Câmara é muito importante. Quem achou que a gente ia brigar, se enganou. Temos uma harmonia muito bacana. Vamos continua no ano que vem com essa peleja legal de melhorar a saúde da cidade”, reforçou o prefeito.
Ainda de acordo com Kalil, vereadores que o acompanham, na hora de votar contra privilégios e demagogias, contribuíram para sobrar dinheiro. “E quando o dinheiro sobra, temos essa alegria de proporcionar à população de Belo Horizonte a entrega de um equipamento como esse, onde só aqui dentro vão trabalhar 20 médicos”, afirmou, referindo-se ao Complexo de Saúde Barreiro de Cima. O investimento foi de R$ 13,7 milhões.
As obras começaram em 2013 e estavam paradas desde 2015. Este ano, a prefeitura autorizou a retomada dos serviços. A  unidade tem cerca de 4 mil metros quadrados de área construída. Os quatro serviços vão funcionar de forma independente.
O Centro de Saúde Barreiro, o de Especialidades Médicas e o de Especialidades Odontológicas funcionavam em outros endereços, em espaços que já não comportavam a demanda, segundo a prefeitura. Agora, vão funcionar no mesmo prédio. Já o Centro de Reabilitação será um novo serviço a ser oferecido à população e deve começar a funcionar e 2019.
“É um complexo muito grande. São muitos serviços prestados, com várias especialidades médicas, com vacina, reuniões das equipes de zoonose. É uma gama enorme de procedimentos que são entregues hoje, numa condição absolutamente mais digna do que era ofertada anteriormente, disse o secretário Jackson Machado. A unidade vai atender 17,8 mil moradores da região, uma média de 700 pessoas por dia.

CONSULTÓRIOS


O Centro de Saúde Barreiro tem 18 consultórios, uma sala de vacina, espaço para coleta de exames, farmácia, sala de observação com dois leitos, sala de odontologia com cinco cadeiras odontológicas e sala para a equipe de zoonoses. O Complexo de Saúde fica na rua Menelick de Carvalho, 130, no Barreiro de Cima.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário