sexta-feira, 23 de março de 2018

Medeia e as questões atuais

As angústias, as lutas e os preconceitos que as mulheres enfrentam nunca deixaram de ser uma questão da contemporaneidade. Por isso, é sempre premente montar o clássico de Eurípedes, “Medeia”. Assim pensa a atriz Deborah Lamm, que dá corpo e voz a mais uma versão da personagem clássica no espetáculo “Mata Teu Pai”, que estará em cartaz, no Sesiminas, neste fim de semana. “A Medeia é uma personagem milenar e, por isso, sempre será montada. E no momento que estamos maturando um discurso feminista, veio a calhar trazer essa personagem junto com esse pensamento contemporâneo”, pontua Deborah.
Escrita pela mineira Grace Passô, a narrativa tenta situar Medeia em meio aos conflitos universais que podem ser cotidianos a todas as mulheres. “Não saberia fazer de outra forma”, garante Grace. Em cena, Medeia não é o ser contraditório e passional que matou os próprios filhos para se vingar do marido, mas uma mulher inconformada com sua condição atual, cansada de ser silenciada e subjugada por uma sociedade em que os homens têm o poder primário.
Na versão da Cia. OmondÉ, Grace tenta ressaltar as características femininas que não são somente relacionadas à luta contra o machismo e à desconstrução do patriarcado. “Para além do que se conhece do ato trágico que Medeia gera ao matar o marido e os filhos, tentei trazer essa noção de mulher indomável” diz a mineira.
Outras Medeias. Embora a peça seja considerada o primeiro solo da Cia. OmondÉ, a atriz Deborah Lamm não está sozinha em cena, pois, a cada cidade por onde o espetáculo passa, um coro de mulheres acima de 65 anos a acompanha em cena. A seleção é feita por meio de uma oficina conduzida pela diretora do espetáculo, Inez Viana.
“Trazer essas mulheres reais para o palco traz um ar contemporâneo, de teatro documental”, arrisca Deborah. A peça já passou por São Paulo, Rio e Curitiba, e os coros têm levado à cena também mulheres sem nenhuma experiência cênica, mas cuja presença, segundo a atriz, é capaz de promover uma intensa troca.
Para mais, a atriz credita que estar em cena com essas mulheres seja “uma forma de canalizar a dor pessoal e fomentar um debate urgente e necessário”, define, se referindo ao triste e brutal assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, no último dia 14.

Serviço: “Mata Teu Pai”, com Deborah Lamm, no teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia), sábado (24), às 21h, e domingo (25), às 19h, com ingressos entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário