sábado, 17 de março de 2018

Festival da cerveja reúne 40 mil pessoas em Blumenau

Blumenau (SC) é uma cidade de tradição alemã que atrai turistas de diversas partes do país durante todo o ano. Se o visitante gostar de cerveja, então, vai se sentir no paraíso. Não à toa, a cidade recebeu o título de Capital Nacional da Cerveja, por força de lei, e os grandes eventos turísticos são voltados para a bebida, como a Oktoberfest e os festivais de cerveja.
O Festival Brasileiro da Cerveja, realizado de 7 a 10 de março, tem se tornado cada vez mais conhecido e já entrou para o calendário dos amantes da bebida. Neste ano, o evento, que chegou à 10ª edição, reuniu cerca de 36 mil pessoas em três pavilhões do Parque Vila Germânica, localizado no bairro da Velha.
“O festival é a grande vitrine da cerveja artesanal brasileira. É uma grande plataforma de lançamentos de produtos e novidades. Vem gente de todo o país ver o que está acontecendo no mercado”, afirma Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Para o evento, dois pavilhões são dedicados à degustação de cervejas e pratos típicos, bem como a apresentações culturais. Nesta edição, 130 cervejarias ofereceram cerca de 800 rótulos diferentes nos estandes para degustação. O terceiro pavilhão é destinado à Feira Brasileira da Cerveja, que contou com 81 expositores de produtos e serviços cervejeiros.
“A feira é um exemplo do crescimento do mercado. Em três edições, o evento já se consolidou como a maior feira de máquinas, serviços e insumos da América Latina. Quem vem para a feira pode sair com uma fábrica completa daqui, mas também temos produtos para os “homebrewers” (quem produz cerveja em casa) que são milhares aqui em Blumenau. Desses cervejeiros caseiros surgirão as novas cervejarias”, destaca o diretor administrativo financeiro do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenter.
Concurso
Uma das grandes atrações do festival é o Concurso Brasileiro da Cerveja que, em 2018, distribuiu 252 medalhas, sendo 70 de ouro, 86 de prata e 96 de bronze. Mais de 80 jurados julgaram sabor, aroma, corpo, carbonatação e equilíbrio dos cerca de 2.500 rótulos inscritos.
“O que nos surpreende é que em tão pouco tempo o concurso tenha alcançado um crescimento tão exponencial. Ele se consolidou como o segundo maior do mundo em número de amostras, e a perspectiva é de chegarmos a 4.000 rótulos inscritos no ano que vem. Hoje nós perdemos apenas para o World Beer Cup, nos Estados Unidos, país cujo segmento artesanal está em outro patamar. Mas o Brasil está trilhando um caminho muito próximo, e acredito que em um médio ou longo prazo possa chegar com esse potencial no mercado de cervejarias craft (artesanais)”, avalia Guenter.
Premiação
As cervejarias do Rio Grande do Sul foram os grandes destaques da premiação com 56 medalhas, seguidas por Santa Catarina (51), São Paulo (47), Paraná (45) e Minas Gerais (27), que ficou com a 5ª posição, o suficiente para grandes comemorações.
“Essa premiação veio para confirmar que estamos no caminho certo, principalmente no que se refere ao ajuste das receitas. Ano passado tínhamos somente 6 meses de vida, e conseguimos uma medalha na categoria “experimental beer”, que registrou nossa entrada no mercado. Precisamos seguir aprimorando e continuar enviando amostras para o concurso”, afirma Túlio Silva Pinto, mestre cervejeiro da Cervejaria Verace, que trouxe na bagagem quatro medalhas.
Além da possibilidade do reconhecimento, o festival também é um espaço para pesquisas de mercado. Foi o que fez a Cervejaria São Sebastião, localizada em Macacos, ao lado da capital mineira. Com uma produção ainda pequena (média 8.000 l/mês) ela foi uma das seis marcas mineiras presentes com estande.
“No festival, nós conseguimos identificar tendências. É importante sabermos como está a aceitação de nossos rótulos em um mercado de mais tradição cervejeira. Fomos fazer uma pesquisa de mercado, saber como as pessoas que entendem bem do produto avaliam a nossa cerveja. E vendemos dentro da nossa expectativa. Foi legal a sensação de dever cumprido, de que estamos no caminho certo”, avalia Augusto Franco, sócio e cervejeiro da São Sebastião.

Junho
Uma versão internacional
Durante a cerimônia de premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja foi anunciado o lançamento do Blumenau International Beer Festival, evento que reunirá cervejarias e rótulos não só do Brasil, mas também do exterior, no Parque Vila Germânica, de 21 a 23 de junho.
Avaliação
Premiadas são 15 mineiras
Várias cervejarias mineiras, entre tradicionais e novatas, foram premiadas no concurso. São elas: Albanos do Brasil, Antuérpia, Backer, Capa Preta, Grizas Beer, Joia Mesquita, Krug, Loba, Mantrap, Prússia, Timboo, Três Orelhas, Verace, Vinil e Wäls.

Música
Cerveja casa com cultura
Além da possibilidade de provar diversos estilos de cerveja de diferentes partes do Brasil e de harmonizá-los com pratos típicos de Blumenau e região, o festival é repleto de atrações musicais, com bandas renomadas que preenchem os pavilhões com muita cultura.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário