quinta-feira, 29 de julho de 2021

Aumento do preço gera preocupação para a população de Portugal

Inflação elevada, combustível mais caro, alimentos também com aumento. Como pode-se ver, os problemas enfrentados no país lusitano se assemelham muito com a realidade brasileira.

 

Imagine viver em um país onde é cada vez mais perceptível o aumento de preços. Combustível cada vez mais caro, alimentos sempre registrando aumento a cada ida ao mercado, conta de luz chegando cada vez com valores maiores (por mais que se tente economizar dentro de casa...) Agora pense que tal realidade está se tornando cada vez mais comum. Como é viver em um lugar assim?

 

Pois é, essa dura realidade é encontrada em Portugal. O sonho de consumo de tantos brasileiros que desejam mudar de vida e partir em busca de novas oportunidades. O cenário econômico no país lusitano chama a atenção pela alta crescente dos preços e do custo de vida. Recentemente, a mídia portuguesa informou que a taxa de inflação homóloga em Portugal em junho foi de 0,5%, a mais baixa da zona euro em comparação com a média de 1,9% registrada no bloco Europeu em igual período. Isso quer dizer que o país está salvo quanto a estes aumentos?

 

A resposta de economistas portugueses é: não. Reportagem do jornal “Público”, diz que “o principal motivo para a divergência que atualmente se regista entre a taxa de inflação portuguesa e europeia está no fato de a economia portuguesa ter sido uma das mais afetadas pelos efeitos da pandemia. Quando a atividade econômica diminui, travada pela redução dos níveis de procura, a capacidade das empresas para subirem ou mesmo manterem os preços é abalada”.

 

Na matéria, é confirmado que vários bens e serviços ficaram, durante o último ano, substancialmente mais caros. O maior destaque vai, “sem surpresa para os combustíveis, que no passado mês de junho estavam 19,2% mais caros do que no mesmo período do ano anterior, em consequência da evolução dos custos do petróleo nos mercados internacionais”. Além disso, “seguros de saúde, apostas, livros, brinquedos, bicicletas, a conta de luz e mesmo vestuário (que nos anos anteriores revelou uma tendência de descida) estão entre os bens com subidas significativas de preços durante o último ano”, completa a matéria.

 

Como pode-se ver, a alta de preços é uma realidade alarmante em Portugal. A escalada de preços preocupa cidadãos que precisam se reorganizar para poderem se manter, mesmo com esses aumentos. Como pode-se ver, essa história é muito parecida com a de um outro certo país por aí.



Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 




Nenhum comentário:

Postar um comentário