quarta-feira, 28 de julho de 2021

COM BAIXAS TEMPERATURAS, POPULAÇÃO DE RUA FICA AINDA MAIS VULNERÁVEL

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

28 de julho de 2021

Lucas Porfírio 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - SEDEC emitiu um alerta de frio intenso que avança a partir de quarta-feira (28) para a Região Sul do Brasil.

As baixas temperaturas ocorrem por causa de uma intensa massa de ar frio de origem polar e que no decorrer da semana influenciará as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Região Norte. De acordo com a previsão do Climatempo, Ouro Preto deve alcançar na quinta-feira (29) a temperatura mínima de 7ºC e 4ºC na sexta-feira (30).

As baixas temperaturas atingem, principalmente, aqueles que estão desabrigados, sem moradia. Durante o período de inverno, em especial nas madrugadas em que o frio é extremo, a população de rua fica ainda mais vulnerável. 

O diretor de assistência social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Luís Gustavo de França, conta que em Ouro Preto, cadastradas junto ao CREAS, existem 40 pessoas que estão em situação de rua. “Dessas 40 pessoas, a maioria é da cidade. Mas sabe-se que o número é maior, porém, muitos não aceitam nenhuma forma de contato e abordagem da nossa equipe”, informou.

Atualmente, o município não possui um espaço específico para acolher as pessoas em situação de rua. Mas, de acordo com Luís, existe a disponibilização temporária de um hostel, que recebe alguns usuários que são encaminhados apenas pela equipe do CREAS.

A equipe técnica do CREAS acompanha o caso de cada morador, prestando acolhimento e auxílio a essas pessoas. O diretor de assistência social explica que “muitas aceitam a abordagem e o contato inicial feito pela equipe do CREAS, o que auxilia na criação de vínculo e, consequentemente, num trabalho mais efetivo com cada pessoa [...]. O trabalho técnico realizado pela equipe do CREAS visa promover amparo, acolhimento e ressignificação do sujeito. Um trabalho que só acontece se o usuário aceitar, caso contrário, não é possível”.

Como medida imediata, tendo em vista a queda extrema da temperatura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania está prevendo uma ação integrada e articulada junto à equipe do CREAS para levar cobertores às pessoas em situação de rua. “Essa é uma ação que já é feita pela equipe do CREAS [...]. A ação somente será ampliada em relação à forma que já acontece, devido à previsão de frio intenso dos próximos dias. Mas, cabe ressaltar que o CREAS continua diariamente com o trabalho técnico da assistente social e da psicóloga, que vem atuando junto às pessoas em situação de rua”, afirmou Luís.

O diretor de assistência social pontua que um dos maiores desafios em acolher essas pessoas está relacionado ao uso de álcool e drogas, o que dificulta a criação de vínculos e tentativa de auxílio. Luis ressalta que é essencial não estigmatizar essa população: "É importante destacar o direito das pessoas de estarem na rua. Claro, não é algo que se imagine ser bom para uma pessoa viver nessas condições, e realmente não é. Mas essas pessoas devem ser antes de tudo respeitadas. [...] Precisamos, enquanto poder público oferecer condições de acolhimento e amparo social a estas pessoas. Mas, enquanto cidadãos em geral, precisamos respeitá-las”.

Criação do Centro POP 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania prevê para 2022 a criação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP. O Centro será um espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, respeito e solidariedade. O espaço contará com apoio técnico psicossocial que oportunize análise das demandas dos usuários, além de encaminhar para os demais serviços ofertados no âmbito socioassistencial que possa contribuir na reconstrução da autonomia do sujeito, reinserção social e no mercado de trabalho e de proteção a quaisquer formas de violência.

O Centro POP disponibilizará ainda o acesso à alimentação; espaço para higiene pessoal; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social; guarda de pertences; lavanderia; e regularização de documentos pessoais.

Campanha do Agasalho da Pastoral de Rua e  Paróquia de Nossa Senhora do Pilar

No intuito de atender a população de rua, a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, junto da Pastoral de Rua, está desenvolvendo a campanha do agasalho. De acordo com o Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, “muitas pessoas têm sido generosas, fazendo doações de cobertores, agasalhos de crianças e adultos [...]. Durante o horário comercial, as pessoas trazem as doações até o escritório paroquial e depois os membros da pastoral de rua organizam a distribuição para população que está mais vulnerável, os moradores de rua, e também para outras famílias que necessitam desse apoio. O frio está de fato muito intenso”. 

Entretanto, por estarmos em período de pandemia, a instituição foi afetada no desenvolvimento de suas atividades para esses moradores. Pe. Adilson, que também é pároco de Nossa Senhora do Pilar, explica que “temos muitos agentes da Pastoral de Rua, são 20, mais ou menos. Porém, por estarmos ainda em período de pandemia, alguns não se dispõem a esse trabalho. [...] Não conseguimos realizar a abordagem direta, levar alimentos até eles durante as noites nas ruas e praças.  Havia uma escala por dia da semana [...]. Logo que as coisas ficarem melhor vamos, evidentemente, colaborar mais como era feito”. 

O pároco conta que quem quiser contribuir com o trabalho realizado pela Pastoral de Rua, basta procurar a coordenação do grupo e a própria Paróquia do Pilar. “Então, nós queremos conclamar outras pessoas de boa vontade para que nos ajude nessa tarefa do bem, de servir ao próximo. Isso é muito gratificante. Para nós, é um mandamento do evangelho, é um mandamento de Deus. Nós fazemos isso porque amamos a Deus e vemos Deus nesses irmãos e irmãs que merecem a dignidade, o respeito, o carinho, a atenção de todos”. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário