quinta-feira, 22 de julho de 2021

OURO-PRETANA PUBLICA LIVRO EM HOMENAGEM A SANTO ANTÔNIO DO SALTO

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

21 de julho de 2021

Por Karina Peres

O distrito de Santo Antônio do Salto se tornou inspiração para Marizabel Pacheco, escrever, ilustrar e publicar seu primeiro livro, intitulado de “A Joia do Salto”. A obra, infanto-juvenil, foi lançada essa semana e resgata a cultura do local, além de ser um convite para que todos conheçam as belezas naturais do distrito.

A autora contou que a inspiração para escrever o livro surgiu após ela morar e trabalhar no distrito. “Ao longo desse período, nutri uma grande admiração pelos moradores e pelo Salto. A natureza lá é exuberante, sempre disse a todos que se uma bomba caísse em Belo Horizonte, ninguém no Salto seria atingido, porque a natureza guarda o distrito. Dos dois lados, paredões verdes protegem o local. Para mim, Santo Antônio do Salto é o pulmão de Ouro Preto”, afirmou Marizabel.

Além disso, ela também ressaltou o valor pedagógico do livro. “Meu desejo é de que a administração pública adotasse “A Joia do Salto” nas escolas municipais do município. Primeiro, porque muitos moradores não conhecem o distrito e o livro funciona como um cartão-postal do Salto, chamando atenção para a culinária, a natureza, além de trabalhar a autoestima dos moradores. E principalmente, porque precisamos promover e preservar a cultura das comunidades. No caso Dona Inácia, protagonista da ficção, é o que chamamos de tesouro humano vivo, com seus saberes tradicionais”, explicou a autora.

Ciente do valor educacional do livro, a autora fez a doação de 10 exemplares para a Biblioteca Pública de Ouro Preto, outros 15 foram doados para a biblioteca da Escola Municipal Aleijadinho e cinco exemplares foram destinados para a biblioteca comunitária de Santo Antônio do Salto.

O livro é uma extensão do canal no Youtube “Papo de museologia para crianças” e foi publicado graças ao apoio das empresas Cei Energética e Maynart. A obra está sendo comercializado pelo valor de R$35,00, para o qual alunos e professores das escolas públicas de Ouro Preto, e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Instituto Federal de Minas Geras (IFMG) possuem desconto. Para adquirir “A Joia do Salto”, basta entrar em contato com a autora, por meio de sua conta no INSTAGRAM

Sinopse do livro

“A Joia do Salto” conta a história de Décio, um jovem que chega da capital, para trabalhar no distrito como médico e acaba indo morar na casa de Dona Inácia. A trama se sustenta num conflito de gerações e costumes, que acaba mostrando como pessoas tão diferentes podem criar uma relação de afeto e respeito. 


Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário