domingo, 27 de agosto de 2017

Dois amigos são espancados por estarem 'felizes demais'

Um jovem norte-americano e o amigo dele foram agredidos por três homens, na madrugada de sábado (27), no meio da  avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte. Segundo o estudante de mestrado em demografia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Shane Landry, 26, ele e o amigo, o também estudante, Victor Afonso de Almeida, 22,  estavam saindo do estabelecimento Pajubar, às 3h30, quando foram abordados por  três homens aparentemente bem vestidos.
"Estávamos rindo, indo embora para casa quando os três chegaram nos perguntando porque estávamos felizes. Não respondemos e continuamos andando. Ao perceber que eles estavam nos seguindo, começamos a correr", explica.
Ainda segundo Landry, os homens conseguiram pegar Victor primeiro e o agrediram com socos e ponta-pés. "Eu corri na frente e quando olhei para trás eles estavam batendo no meu amigo, gritei pedindo ajuda e ninguém ajudou", disse.
De acordo com Victor, enquanto ele apanhava do trio, eles gritavam: "Estava feliz demais, hein?" contou. Só depois que Shane voltou para defender o amigo que eles pararam de agredir Victor e começaram a bater em Shane, que foi atingido com socos nos olhos e chutes pelo corpo todo. "Vim nesta manhã na UPA Leste tentar consulta com ortopedista, parece que desloquei o pulso, dói demais", disse. Victor teve escoriações pelo corpo, mas não precisou procurar o médico.
A suspeita dos rapazes é de que os chutes e socos desferidos contra eles tenha sido uma reação homofóbica. "Eu estava com celular e eles não pediram. Também não levaram a bolsa do meu amigo, que seria um alvo fácil. Fugiram sem levar nada, no sentido Praça Sete. Então ficou muito claro que nos atacaram por nossa orientação sexual”, explicou Shane. 
Ele nasceu na Flórida e mora no edifício JK, no bairro Santo Agostinho, há 2 anos e meio. "Vim para estudar na UFMG, adoro a cidade e as pessoas daqui, não vou desistir de BH, mas situações como estas nos tiram a paz", lamenta.

Segundo a Polícia Civil as vítimas registram boletim de ocorrência na tarde de sábado, na Central de Flagrantes (Ceflan)2, no bairro Floresta. Os autores das agressões ainda não foram localizados e a investigação está em andamento.

Isso é a cara de ódio. Isso é a cara de homofobia. Isso é a cara de inação societal.
Ontem, à noite, eu e um amigo estavam caminhando pelo Centro de Belo Horizonte, voltando do Pajubar. Na esquina da Espírito Santo com Afonso Pena fomos abordados por 3 moços no pleno Centro. A gente tentou de correr mas não conseguimos, e eles começaram de bater na gente na meia da Afonso Pena. Vários carros pararam, mas ninguém saiu para ajudar a gente. Depois de um tempo - realmente não sei.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário