sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Primeiro carro da Mitsubishi faz 100 anos

Mais um fabricante de automóveis está completando 100 anos de atividades: a Mitsubishi. Em 1917, a empresa japonesa lançava seu primeiro veículo automotor, batizado de Modelo A. Desenvolvido para servir aos oficiais do governo do imperador Taishō, o projeto era luxuoso e sofisticado para os padrões da época, como madeira e lã inglesa no interior, faróis com lâmpadas a gás e buzina a ar.
O Modelo A atingia até 30 km/h de velocidade máxima, graças a seu motor de quatro cilindros e 35 cv de potência. Na segunda década do século XX, esses números impressionavam. O veículo era produzido nos estaleiro da empresa em Kobe, que mantém estaleiros e indústrias em outras áreas além da indústria automotiva. O braço responsável pela produção de veículos é a Mitsubishi Motors.

Em 2016 – um ano antes de seu centenário, portanto – a Mitsubishi Motors teve 34% de suas ações compradas pelo Grupo Renault-Nissan, que, com isso, tornou-se sócio majoritário da empresa, em uma transação que envolveu  R$ 7,2 bilhões.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário