quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Encontro reúne consulesas em BH

Um grupo de quatro consulesas de Estados Unidos, Itália, Portugal e Uruguai que vivem em Belo Horizonte decidiu se reunir com empresárias e personalidades políticas da capital mineira para debater a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades. A proposta deu origem ao primeiro “Seminário internacional: A mulher no século XXI”, que será realizado na próxima terça-feira, dia 22, na Câmara de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Durante a programação do evento, além desses temas contemporâneos, uma das organizadoras, a consulesa da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, conta que elas abordarão as experiências em seus respectivos países. “A ideia surgiu de uma conversa entre amigas, quando reparamos que, pela primeira vez em Belo Horizonte, e provavelmente no Brasil, um grupo de consulesas de carreira, mulheres com idades entre 30 e 40 anos, reúne-se”, revela.

Entre os temas das palestras, que serão realizadas das 9h às 18h, está a participação da mulher na política e na diplomacia, os esforços dos Estados Unidos para a igualdade de salários entre gêneros e o Sistema Nacional de Cuidados do Uruguai, entre outros.

“Achamos interessante poder colocar nossa experiência de trabalhadoras nesse cargo peculiar à disposição dessa cidade, que hoje também reconhecemos como nossa. Pensamos que seria oportuno envolver membros da política, de empresas e da sociedade de Minas Gerais para falar sobre esse papel de mulher hoje em dia”, diz Aurora.

Segundo ela, a situação, em geral, costuma ser bem parecida em quase todos os países. “Muitos ainda se surpreendem quando uma mulher está à frente de alguma instituição importante. É preciso sensibilizar as instituições sobre o quanto é importante garantir o equilíbrio entre a vida particular e o trabalho, ou que esposos possam ter políticas públicas que lhes permitam cuidar da família. Situação que, por enquanto, ainda não parece ser desenvolvida, como a licença-paternidade e o trabalho de casa”, pontua.

O evento contará ainda com a presença da vereadora Marilda Portela, da consulesa dos Estados Unidos, Rita Rico, a consulesa de Portugal, Joana Calico, e a consulesa do Uruguai, Maria Ximena Alvarez. Após a realização do Seminário Internacional, deve ser elaborado um documento com intenções de novas ações para as mulheres brasileiras.


PROGRAMAÇÃO


“Seminário internacional: A mulher no século XXI”

Data: 22.8.2017

Horário: das 9h às 18h

Local: Câmara Municipal de Belo Horizonte (av. dos Andradas, 3.100 - Santa Efigênia)

Entrada: gratuita. Mais detalhes pelo e-mail seminario@marildaportela.com
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário