domingo, 27 de agosto de 2017

Presidente francês gastou R$ 96 mil com maquiagem

PARIS, FRANÇA. Os gastos com maquiagem do presidente francês Emmanuel Macron, que chega a  26 mil desde que foi eleito, há três meses, provocaram polêmicas reações nas redes sociais. O valor equivale a R$ 96,4 mil.
A revista “Le Point” afirma que a maquiadora do chefe de Estado enviou duas faturas pelos serviços prestados durante três meses de Presidência, uma no valor de 10 mil e outra de 16 mil.
Os assessores de Macron confirmaram as informações à AFP. As revelações da “Le Point” fizeram a festa nas redes sociais, com a hashtag #maquiagemgegate.
“Valeu a pena eleger um jovem?”, tuitou com ironia um internauta, referindo-se ao fato de que Macron, 39, é o presidente mais jovem do país.
Outro criticaram tais gastos “enquanto os franceses têm que apertar o cinto”. “Enquanto a França dá duro, Macron lambuza 23 salários mínimos na cara”, denunciou também no Twitter Florian Philippot, o número dois do partido de extrema-direita Frente Nacional.
A Presidência correu para garantir que esse gasto vai ser reduzido significativamente. O porta-voz do governo francês disse ao jornal “France Info” que as despesas com maquiagem foram altas por causa de “conferências de imprensa e viagens estrangeiras”, quando o maquiador teve que viajar com o presidente.
Enfrentando uma queda de popularidade nas pesquisas, Macron se prepara para uma volta das férias também delicada, uma vez que os sindicatos e a esquerda convocaram manifestações contra sua reforma trabalhista. A popularidade de Macron caiu para 36% no início desta semana, no período pós eleição, em maio deste ano, era de 66%.
Histórico de luxo
O ex-presidente socialista François Hollande, por sua parte, gastava todos os meses 6.000 em maquiagem e 10 mil com o barbeiro, recordou a “Le Point”.
A divulgação do salário do barbeiro pessoal do socialista virou escândalo na França, quando a população soube que ele ganhava quase 10 mil por mês. Na época, a justificativa oficial era de que o barbeiro teve que abandonar o salão para trabalhar apenas com Hollande.

Nicolas Sarkozy chegou a gastar 8 mil por mês em maquiagem, segundo a “Vanity Fair” francesa reportou ano passado. Os gastos com cabeleireiro de Macron não foram divulgados – ainda.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário