quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Fotógrafos de O TEMPO integram livro 'Melhor do fotojornalismo'

Cinco fotógrafos do jornal O TEMPOfiguram na edição deste ano do livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”, da Editora Europa. Pedro Gontijo, Douglas Magno, Alex de Jesus, Uarlen Valério e Lincon Zarbietti são os profissionais que tiveram as fotos selecionadas entre as 700 imagens que foram enviadas para a seleção da obra.
O “Melhor do Fotojornalismo Brasileiro” é o único livro do Brasil dedicado exclusivamente ao fotojornalismo. A obra tem como objetivo reunir uma coletânea das fotos mais marcantes do ano anterior e, assim, criar um documento da história contemporânea do país por meio dessas imagens.
As duas fotos de Douglas Magno publicadas no livro foram feitas durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em uma delas, o fotógrafo mostra a equipe canadense no velódromo do parque olímpico, enquanto na outra ele mostra uma dupla egípcia de vôlei de praia jogando de véu e calça devido a questões religiosas.
Pedro Gontijo, que também teve duas fotos selecionadas, mostra em uma delas a interminável obra de duplicação da BR-381, a “Rodovia da Morte”. Na outra, o fotógrafo flagra protesto de manifestantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas em audiência pública na Câmara de BH.
A foto de Uarlen Valério retrata um momento histórico para o Futebol Americano no Brasil. A imagem mostra a decisão de 2016 do Campeonato Mineiro da modalidade entre Minas Locomotiva e GET Eagles. O jogo foi disputado no Mineirão. 
Alex de Jesus emplacou na obra uma bela imagem do amanhecer na Grande BH sob forte neblina e chuva. A foto mostra a torre Alta Vila, no Vale do Sereno, em Nova Lima.
Lincon Zarbietti, por sua vez, teve selecionada uma foto que retrata, de forma curiosa, a polarização política da  população brasileira. A imagem mostra moradores de um mesmo prédio, em andares distintos, interagindo de formas diferentes com os integrantes de uma manifestação, que aconteceu no centro de BH, contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Na foto, um casal de moradores no andar mais acima bate panelas a favor do impeachment, enquanto outro casal, no andar abaixo, agita uma camisa vermelha e apoia a manifestação realizada por movimentos sociais e  partidos de esquerda. 

O livro pode ser adquirido no site da editora Europa por R$ 99,90 por meio deste link: https://www.europanet.com.br/livraria/fotografia/o-melhor-do-fotojornalismo-brasileiro-edicao-2017/
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário