quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Antiga chácara vira ponto turístico por causa dos ipês floridos

A beleza dos ipês floridos é tanta que muita gente está indo à praça Comendador Negrão de Lima, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, especialmente para tirar fotos e ficar horas e horas apreciando o amarelo vibrante das árvores que salta aos olhos de frequentadores e visitantes.
O espaço público é emoldurado por casarões antigos, alguns com alpênderes, que dão um clima de interior e realçam ainda mais o espetáculo da natureza.
Segundo moradores e frequentadores do lugar, o número de visitantes aumentou esta semana depois que uma foto aérea, que circulou nas redes sociais, mostrou a beleza dos ipês vista por cima.
A costureira Maria Rodrigues, de 63, tem um ateliê na praça e posicionou sua máquina de costura diante da porta, estrategicamente para apreciar os ipês floridos enquanto trabalha. "A beleza enche os meus olhos de alegria. O dia fica mais alegre", comentou. "Nunca vi essa pracinha tão movimentada. Lá no fundo tem um ipê rosa, mas os amarelos predominam", conta Maria.
A comerciante Luíza Marilac Marques, 57, conta que tem o privilégio de morar perto da praça. "Vim especialmente para trazer a minha sobrinha de 5 anos e a minha sogra. Minha sobrinha adora os ipês floridos e já fizemos várias fotos", disse a comerciante. "Conheço essa pracinha desde criança. Já brinquei muito aqui. Agora, na idade madura, estou aproveitando ainda mais. Faço caminhadas", comentou Luíza.
O massagista Gilson Lobo, 47, levou sua cadeira de trabalho para a praça e está faturando dinheiro. "Essa beleza é mágica. É muito prazeroso trabalhar aqui, com esse espetáculo todo diante dos seus olhos", disse o massagista.
A cliente dele, a empresária Ivania Maria Santos Dias, 46, concorda. "A massagem é mais relaxante com toda essa beleza ao seu redor. Você não tem ideia de como é bom. Bem melhor com os ipês. Amo!", disse Ivania.
A praça Comendador Negrão de Lima ainda guarda vestígios da primeira forma de ocupação de Belo Horizonte. Era a chácara da família Negrão de Lima. A sede da propriedade continua preservada na rua Dona Leonídia Leite, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais  (Iepha).

Otacílio Negrão de Lima, nascido em 1897 em São João Nepomuceno, distrito de Lavras, foi prefeito de Belo Horizonte em duas ocasiões – da segunda vez, foi o primeiro a ser eleito na capital mineira.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário