domingo, 20 de agosto de 2017

Festival em Tiradentes faz homenagem à gastronomia mineira

Por conta de uma estrada com trânsito intenso e alguns percalços no caminho, o chef Lucas Corazza ficou mais de oito horas dentro de uma van no trajeto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, até o Festival Cultura e Gastronomia, realizado em Tiradentes, no Campo das Vertentes.
O percurso deveria durar um pouco mais de três horas, mas, para ele, a espera valeu a pena. “Essas situações tornam os destinos ainda mais especiais. Aqui é como se fosse um grande festival de música. A diferença é que, em vez de show, são várias opções gastronômicas. Você vem pra comer, beber e gastar as calorias nas ladeiras da cidade”, brinca o também apresentador do programa “Que Seja Doce”, do canal GNT, que visitou a cidade histórica pela primeira vez e se encantou ao experimentar o arroz de rabada do restaurante Osso, na praça da rodoviária.
Além de Lucas, a 20ª edição do evento espera receber até o dia 27 de agosto cerca de 45 mil pessoas em Tiradentes. A programação engloba degustações, apresentações de cozinha ao vivo e estandes com representantes de restaurantes mineiros como Casa Cheia, Xapuri e A Favorita, além de atrações musicais.
Neste ano, o festival faz uma homenagem à gastronomia mineira, focada, principalmente, nos ingredientes peculiares da região do Campos das Vertentes e na cadeia produtiva por trás dos sabores dos pratos. “Minas fez de sua comida um símbolo de orgulho. Queremos mostrar a grandiosidade dessa comida”, diz Luiza Fercarotta, curadora gastronômica do festival.
O evento também resgata, mais uma vez, o prazer de se sentar à mesa, porém em espaços nas ruas e nas praças. É por isso que foi montado um tuk-tuk com uma cozinha acoplada. O veículo percorre alguns espaços para proporcionar a experiência de um menu completo aos participantes, com direito a cafezinho coado na hora. “Vamos garimpar personagens para viver a experiência de um restaurante ao ar livre”, diz Ronie Peterson, chef executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senac), à frente da ação.
Os amantes da boa culinária poderão desfrutar até o dia 27 de muitas atrações – ao todo são 184 opções. 
EM NÚMEROS

10 dias de evento
184 atrações gastronômicas
370 profissionais da gastronomia
55 atrações culturais
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário