segunda-feira, 17 de julho de 2017

Empresa Familiar: Como sobreviver à 2ª geração?


O planejamento sucessório é considerado  a peça-chave para a perpetuação de 70% dos empreendimentos familiares existentes no País. 

Atualmente existem no Brasil 19.967.408 empresas em atividade, sendo que 70% destas organizações são constituídas por famílias, que as fundaram e permanecem na sua direção até o presente. Mas uma das grandes dificuldades destes empreendedores é justamente enfrentar a turbulência do processo de sucessão, que em alguns casos pode ser fatal para o negócio. Segundo levantamento da Miguel Silva & Yamashita Treinamento Profissional, apenas 30% destas empresas conseguem sobreviver à 2ª geração familiar e, essa estatística torna-se ainda mais dramática  na 3ª geração, quando apenas 5% das empresas sobrevivem. 
“Para reverter esse índice, o planejamento sucessório na empresa familiar é considerado a peça-chave para o sucesso e a perpetuação do negócio. A profissionalização minimiza os conflitos familiares que podem, no futuro, comprometer os bons resultados e a sobrevivência da organização”, assegura o tributarista Miguel Silva, da  Miguel Silva & Yamashita Treinamento Profissional , defendendo que a sucessão deve ser pensada desde o momento da fundação da empresa. 
Nesse contexto, o especialista enumera os vários motivos pelos quais acontece a oscilação entre o sucesso e o fracasso dos empreendimentos familiares, tais como: a forma acentuada do desconhecimento dos envolvidos (fundadores, herdeiros e administradores); os reflexos dos procedimentos jurídicos (societário – sucessório – tributário) concernentes à sucessão do negócio e  dos bens, assim como se o titular está presente ou já  se ausentou da empresa. 
“Para realizar uma sucessão com segurança jurídica, buscando a proteção patrimonial e, ao mesmo tempo, afastar ou minimizar riscos ou litígios, com a devida diferenciação entre sucessão societária, administrativa e patrimonial nos termos da legislação em vigor, inclusive os reflexos tributários a serem observados, analisando as melhores alternativas quanto à estruturação sucessória é necessário preparar os titulares, herdeiros e administradores do patrimônio empresarial e dos demais bens,”  assegura o tributarista. 
Percebendo a dificuldade dos empresários em manter o empreendimento familiar, a Miguel Silva & Yamashita Treinamento Profissional, realiza um seminário sobre "Planejamento Sucessório na Empresa Familiar" já em sua 14ª edição, no próximo dia 11 de agosto de 2017. A atividade acontece na sede social, com inicio às 8h30, e duração de oito horas.

Sobre o Palestrante
Miguel Silva  é advogado e contabilista, tributarista e especialista em Direito Empresarial. O professor é detentor dos títulos de "Homem do Ano 2006", na área jurídica, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e "Contabilista Emérito" do ano 2016, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP. Em 2015, foi eleito e empossado para ocupar uma Cadeira na Academia Paulista de Contabilidade-APC. Autor de diversas obras que versam sobre Legislação e Direito Empresarial é também sócio diretor da Miguel Silva & Yamashita Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário