terça-feira, 18 de julho de 2017

As emoções são como mapas do mundo interior

O TEMPO

PUBLICADO EM 18/07/17 - 03h00


BUDISMO




O psicólogo norte-americano Paul Ekman inspirou um trabalho que relaciona as emoções com as sensações internas. O tema será abordado pela professora Jeanne Pilli, que estará em Belo Horizonte.

“Pelo olhar de Ekman, as emoções deixam de ser algo ameaçador, que precisa ser contido e eliminado, ou algo sedutor, que precisa ser seguido e sustentado, e passam a ser preciosas aliadas. Elas nos apontam fragilidades, pontos cegos e possibilidades, pois são um conjunto de reações físicas e mentais que acontecem quando algo importante para nosso bem-estar está acontecendo”, comenta Jeanne.

O mais genial na interpretação de Ekman, diz Jeanne, “é que, para ele, não existem emoções que sejam intrinsecamente positivas ou negativas, mas sim episódios emocionais construtivos ou destrutivos, dependendo de como lidamos com as emoções que surgem”.

Ela chama a atenção para a relação entre as emoções e nosso mundo interno. “Existem gatilhos internos que disparam as emoções, como a fome, a falta de tranquilidade, de sono e de lembranças. Esses fatores configuram nossa estrutura interna, nossa base de dados emocionais, em que estão todas as nossas crenças, nossa visão de mundo, nossas experiências passadas”, comenta.

Jeanne ensina que, “quando se consegue desenvolver uma visão mais compassiva, compreendendo melhor as dificuldades que os outros estão enfrentando, lidamos melhor com as emoções. É importante reconhecer esse potencial de gerar compreensões mais elevadas para que nossa vida emocional seja mais rica e em paz”, finaliza.

AGENDA: Jeanne Pilli ministra a palestra “Cultivando o equilíbrio emocional”, no próximo dia 21, às 19h30, e a oficina “As emoções e o mundo interno”, nos dias 22 e 23. Informações: (31)99979-8963

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário