terça-feira, 18 de julho de 2017

Parque do Rola Moça ganha centro de informações para visitantes

Os visitantes do Parque Estadual do Rola Moça,  em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte,  ganharam na manhã desta terça-feira um espaço de acolhimento e de informações sobre a importância dessa unidade de preservação ambiental.

O Centro do Visitante foi construído pela mineradora Vale, em atendimento a uma condicionante do processo de licenciamento ambiental da Mina Vale Capão Xavier, localizada no município.
Uma exposição permanente do fotógrafo do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Evandro Rodney, mostra o quanto é necessária a preservação do Rola Moça, da sua rica fauna e flora,  algumas ameaçadas de extinção, e das várias nascentes e mananciais responsáveis pelo abastecimento de água de Belo Horizonte e cidades vizinhas.
"O espaço vai despertar nas pessoas, visitantes, turistas e moradores do entorno, o sentimento de valorização e de conservação. Não apenas do Rola Moça,  mas de outras unidades de preservação", disse o gerente do Rola Moça, Marcus Vinícius de Freitas.

Para o gerente executivo de licenciamento da Vale, Rodrigo Dutra Amaral, a construção do Centro significa conciliar o desenvolvimento econômico com preservação ambiental.  A pavimentação externa do prédio foi feita com blocos intercalados produzidos a partir de rejeito de minérios. Também foram plantadas 40 mil mudas de espécies nativas,  muitas ameaçadas de extinção. Haverá licitação para instalação de lanchonetes e loja de souvenirs no Centro do Visitante.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário