domingo, 26 de setembro de 2021

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE PREFEITURA DE MARIANA DISTRIBUI 300 MUDAS PARA A POPULAÇÃO

 http://www.jornaloliberal.net

Mariana
21 de setembro de 2021



Por Karina Peres

Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou o plantio simbólico de 10 mudas de ipê amarelo, na área verde do bairro Marília de Dirceu. Além disso, também foram distribuídas 300 mudas de árvores nativas para a população, entre elas, ipês roxo, rosa e branco, urucum, jacarandá, jatobá, goiabeira e sementes de louro pardo. As ações aconteceram em comemoração ao Dia Nacional da Árvore.

A secretária de meio ambiente, Denise Almeida, explicou que o plantio e distribuição das mudas tem o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação ambiental. “A ação de hoje acontece para conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores, principalmente na área urbana, que é mais carente de arborização. E também buscamos chamar atenção para a preservação, porque as árvores estão ligadas ao conforto climático, então quanto mais conseguirmos inserir espécies no ambiente urbano, mais vai melhorar essa questão de conforto térmico e oferta hídrica”, informou Denise.

Cada marianense pôde escolher e levar para a casa uma das opções das mudas distribuídas durante a ação, Maria Conceição Aguiar escolheu o ipê roxo. “Eu escolhi essa muda porque o ipê roxo é menos comum, o amarelo a gente vê com mais frequência e o roxo não”, explicou. Ela também falou sobre a felicidade proporcionada pela ação. “É uma coisa tão simplória, mas olha o tanto de gente que reuniu, e olha o sorriso de cada um que conseguiu uma mudinha. Essa atitude reforça a importância que o verde tem na nossa vida, para a água, para o oxigênio e da felicidade pessoal que traz, porque é a coisa mais linda você chegar em um lugar e ver uma árvore florida, a Prefeitura está de parabéns”, afirmou Maria. 

Recuperação de nascentes

Denise também contou que a secretaria tem um projeto voltado para a recuperação de nascentes. “Em parceria com o Instituto Espinhaço, temos um projeto que visa recuperar nascentes de áreas degradadas para promover a oferta hídrica. Estamos com bastante problemas em relação a escassez de água, e quanto mais áreas conseguirmos recuperar e preservar mais conseguimos melhorar essa oferta no município”, informou. O projeto concluiu algumas atividades em Águas Claras e Furquim, a intenção é de que ele seja estendido para outros distritos. 

Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário