quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Agostinho Patrus presta homenagem às vítimas da tragédia em Brumadinho

Presidente da ALMG também recebeu reivindicações de atingidos por barragens sobre a recuperação das bacias do Paraopeba e do Rio Doce
 

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), prestou uma homenagem, nesta segunda-feira (27/9), às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em solenidade na sede do Parlamento mineiro, em Belo Horizonte (MG). Durante a cerimônia, o presidente da ALMG depositou uma coroa de flores ao lado do Memorial às Vítimas, onde constam os nomes das 272 pessoas mortas na tragédia-crime, ocorrida em 2019.

“A Assembleia faz questão de continuar as homenagens, não só por aqueles que perderam os seus familiares na tragédia em Brumadinho, mas também por aqueles que permanecem enlutados, sem a oportunidade de velar seus entes queridos”, reforçou Agostinho Patrus. 

A honra fúnebre foi seguida do lançamento do livro “Opção pelo risco: causas e consequências do rompimento da barragem de Brumadinho. A CPI da ALMG”, organizado pelo deputado estadual André Quintão (PT), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os responsáveis pelo crime da mineradora Vale. A obra marca os dois anos da conclusão dos trabalhos da CPI.

Em entrevista, Agostinho Patrus ressaltou que desde o primeiro momento os deputados estaduais atuaram para mitigar os danos sociais e ambientais da tragédia e, principalmente, para aprimorar a legislação estadual sobre barragens. Ele salientou, ainda, que o Parlamento estadual permanece trabalhando preventivamente para que tragédias como a ocorrida em Brumadinho não se repitam no Estado. “O Legislativo mineiro continua vigilante em prol de uma atividade mineradora social e ambientalmente responsável”, afirmou.

Reunião com MAB

Nesta segunda (27), o presidente da ALMG também se reuniu com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), quando recebeu uma pauta de reivindicações populares sobre o acordo da Vale e as políticas voltadas à recuperação das bacias do Paraopeba e do Rio Doce. “O diálogo é o único caminho para uma reparação justa às pessoas e comunidades atingidas pelas tragédias criminosas nessas regiões”, defendeu o parlamentar. Além de representantes dos atingidos, participaram do encontro a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), membro da CPI da ALMG, e o deputado federal Rogério Correia (PT), relator da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanhou os desdobramentos do desastre.

Crédito (fotos): Victor Oliveira/ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário