quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Tendência na gastronomia: Conheça a experiência do kitchen table

O Obst., novo espaço do chef paranaense Lênin Palhano, oferece experiência imersiva ao estilo kitchen table, com menu espontâneo servido em um balcão com visão total da cozinha e interação entre clientes e equipe

O conceito de kitchen table (balcão da cozinha) teve origem há séculos, com o hábito dos chefs de entreter suas famílias e amigos na cozinha enquanto trabalhavam. Ao longo do tempo, foi sendo adotado por donos de restaurantes de perfil mais empreendedor, que passaram a conceder a seus principais clientes a oportunidade de jantar assistindo à ação na cozinha. E o que antes era um convite para poucos, evoluiu para espaços que podem ser reservados por qualquer pessoa que aprecie uma experiência gastronômica exclusiva.

Hoje, as kitchen tables – também conhecidas como chef's table e chef's counter (balcão do chef) – seguem firmes como tendência nas principais cenas gastronômicas do mundo, contribuindo para a criação de restaurantes cada vez mais aconchegantes e deixando no passado a figura do chef de cozinha como um ser inacessível a seu público. Em Curitiba, essa experiência está disponível no Obst., restaurante do premiado chef paranaense Lênin Palhano, inaugurado no início do ano em uma charmosa casa térrea na região central da cidade.

Com lugar para quatro pessoas, perpendicularmente ao passa-pratos, o balcão proporciona ao cliente algo equivalente a uma visita guiada aos bastidores da cozinha. Enquanto aprecia os sons, coreografias e aromas típicos de uma cozinha profissional em plena atividade, o cliente saboreia um menu confiança de preparos exclusivos, experimentais e espontâneos, criado pelos chefs a partir de suas preferências. A experiência custa R$ 450 por pessoa (sem harmonização). “É um ambiente focado em novas experiências, marcadas por uma excelência gastronômica que é tudo ao mesmo tempo, menos comum”, define Lênin Palhano.

A ausência de vidro entre a cozinha e o balcão protege a autêntica essência da experiência e potencializa ainda mais a troca de ideias com os clientes. Orgulhosos do que produzem, Lênin e sua equipe enxergam no formato uma possibilidade de expressar e exaltar a paixão que nutrem pela gastronomia e pelo preparo de cada ingrediente. “Temos o compromisso em nos alimentarmos de conhecimento para contar histórias, sempre buscando compartilhar culturas com verdade, compaixão e entusiasmo”, destaca o chef.

O contato direto proporcionado pela experiência no balcão da cozinha durante todo o serviço também é visto pelo chef como uma oportunidade de demonstrar transparência total com o cliente, pois manter uma cozinha aberta exige ainda mais disciplina e profissionalismo da equipe. Além disso, é uma ótima maneira de celebrar o trabalho de todos os profissionais do Obst., destacando as habilidades e contribuições de cada um no que é servido. “Não somos garçons e cozinheiros trabalhando separadamente. Somos a evolução dos serviços em hospitalidade dentro de um lugar único, marcado por uma unidade de pessoas que compartilham o sonho de fazer do mundo um lugar melhor através da alimentação e do ato de simpatia e empatia que é receber”, completa o chef Lênin Palhano.

O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e aos sábados, das 14h às 23h, na Alameda Prudente de Moraes (n.º 983), no Centro de Curitiba. O Balcão da Cozinha funciona somente mediante reservas e a experiência custa a partir de R$450 por pessoa + taxa de serviço. Para mais informações, acesse o site oficial: obstlugar.com.br.

Fernanda Glinka
P+G Comunicação Integrada

www.pmaisg.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário