quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Produtos mineiros são destaques da Mostra de Artesanato do Senado

 


Evento, que nesta edição homenageia a região Sudeste, é uma iniciativa para promover e valorizar a economia criativa dos estados brasileiros, com apoio do Sebrae 


A abertura da Mostra de Artesanato da Região Sudeste, que acontece no Senado Federal, nesta desta terça-feira (28), destacou o potencial dos artesãos brasileiros como empreendedores criativos que contribuem para a preservação da identidade cultural brasileira e também geram emprego e renda. O evento faz parte do Ciclo “A internacionalização do Turismo Gastronômico e Economia Criativa como indutores do desenvolvimento regional”, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em parceria com a Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) e as unidades regionais do Sebrae nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 


As peças expostas no Senado Federal tiveram a curadoria do Sebrae nos estados. A produção artesanal do Rio de Janeiro, por exemplo, apresenta peças em cerâmica da artesã Euzi de Souza Licasalio (norte fluminense); macramês, de Yuki Satou (norte fluminense); tigelas decorativas em madeira, de Thomaz Brasil (região serrana); cachos de jequitibá, da artesã Mônica Carvalho (região metropolitana); oratórios feitos com osso de peixe, de Vera Lúcia Nascimento (região de Costa Verde), entre outras. A mostra do estado do Rio Janeiro foi organizada pelo Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) e pela Economia Criativa do Sebrae do Rio.


Durante a cerimônia, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou a importância da economia criativa brasileira para o país. “Hoje não tem nada que revele com tanta precisão, verdade e legitimidade a expressão de um povo como o nosso artesanato, o nosso turismo e nossa gastronomia”, declarou. Ele também aproveitou o momento para destacar o trabalho que foi feito nas unidades regionais do Sebrae para mobilizar as microrregiões na iniciativa. “A força do Sebrae está nessa capacidade de se conectar com as várias realidades do país e trazer rapidamente respostas às políticas nacionais”, declarou. 

 

A senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), também destacou a relevância da economia criativa para o Brasil. Ela defendeu a política externa como um importante vetor para desenvolvimento das regiões brasileiras, focadas nas potencialidades específicas de regiões carentes. “O Brasil talvez a nação em desenvolvimento com o maior potencial para se beneficiar das oportunidades que surgem da criatividade e da diversidade cultural das comunidades, da biodiversidade e belezas naturais”, declarou. 


A abertura do evento também contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae São Paulo, Wilson Poit. Ele destacou o papel do Sebrae na preparação dos empreendedores. “O Sebrae dá esse sinal que mais do que dar o peixe, é preciso ensinar a pescar, a sair da pobreza e ter mais dignidade. E essa exposição é o retrato do que os empreendedores e empreendedoras são capazes de fazer pela economia criativa”, pontuou. 


O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, por sua vez, falou como o artesanato tem sido uma atividade geradora de emprego para os brasileiros, principalmente em regiões mais carentes de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha. “O Sebrae tem atuado muito fortemente nessas comunidades por entender que o artesanato não é mais apenas uma alternativa de renda, mas é simplesmente a principal fonte de renda de muitas famílias”, comentou.


 

Assessoria de Imprensa do Sebrae






Nenhum comentário:

Postar um comentário