terça-feira, 28 de setembro de 2021

Boldrini seleciona estudantes para programa de educação

 


CENTRO INFANTIL BOLDRINI SELECIONA ESTUDANTES PARA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA



O Centro Infantil Boldrini, hospital que é referência no tratamento de câncer e doenças do sangue em crianças e adolescentes, abriu processo seletivo para estudantes de graduação nas áreas da Saúde e de Ciências Biomédicas, que desejam participar do PEOp 2021 (Programa de Educação em Oncohematologia Pediátrica). As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro na Secretaria Médica do Centro Infantil Boldrini ou pelo e-mail secmedica@boldrini.org.br.

O hospital oferece 23 vagas para estudantes que queiram adquirir experiência de treinamento em − Laboratório de Hematologia (01 vaga); Biologia Molecular (01 vaga); Produção de Anticorpos Terapêuticos (02 vagas); Bioinformática (01 vaga); Epigenética (01 vaga); Genética de Tumores Sólidos (01 vaga); Laboratório de Espectrometria de Massa (01 vaga); Imunoengenharia (01 vaga); Genética (01 vaga); Patologia (02 vagas); Epidemiologia (02 vagas); Imagem (01 vaga); Odontologia (02 vagas); Psiquiatria (02 vagas); Psicologia (02 vagas); Enfermagem (01 vaga); Farmácia (01 vaga). “O objetivo primário do programa é encorajar os estudantes a perseguirem uma carreira de pesquisa em oncohematologia pediátrica, com base em áreas de diagnóstico”, ressalta a Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini. 

Para participar, o estudante precisa encaminhar ao endereço citado acima: o currículo completo, uma carta de recomendação de um professor e o histórico escolar. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de novembro. Confira o edital completo no site do Boldrini, no link Editais e Publicações (www.boldrini.org.br/assets/uploads/peop.pdf). 

Os estudantes participantes do PEOp receberão treinamento em ambiente especial, criado pela interação dos pesquisadores vinculados às áreas básicas, médicos voltados para pesquisa clínica, e alunos de pós-doutorado. Dependendo do seu interesse, os alunos concentrarão suas atividades em áreas específicas. Serão pareados com um mentor, que compartilha dos seus interesses em temas afins. 

Este modelo pioneiro no Brasil está em sua nona edição. É conveniado com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se inspira no Programa de Oncologia Pediátrica para Estudantes da graduação (POE), ministrado pelo Hospital St. Jude (Memphis, Tennesse), maior hospital terciário especializado em hematologia e oncologia pediátrica dos Estados Unidos (www.stjude.org.poe). 

O estágio ocorrerá de 03 de janeiro de 2022 a 1º de fevereiro de 2022.  O tempo mínimo necessário é de seis semanas. A programação diária é em tempo integral, das 8 às 16 horas. Será disponível a cada estudante o acesso à Biblioteca do Centro Boldrini e à Internet. Alimentação será fornecida gratuitamente no refeitório do Hospital. Os participantes não receberão bolsa para o seu curso de férias.

Ao fim do curso, todos participantes deverão fazer uma apresentação em Power Point sobre as atividades do estágio ou seu anteprojeto de iniciação científica ou sobre um tema de revisão bibliográfica. 

 

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 43 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br.

 

Contatos para a imprensa para saber mais sobre o Boldrini:

 

Emília Zampieri – emilia@fontecomunicacao.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário