quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Seu cabelo está caindo? Especialista aponta as principais causas do problema

A queda de cabelo é um processo natural do ciclo capilar. Em um dia, por exemplo, é normal perder de 60 a 120 fios. Entretanto, a queda capilar passa a ser um problema quando ocorre em excesso ou quando há atraso na reposição natural dos fios. 

Segundo a cientista Jackeline Alecrim, expert em queda capilar, distúrbios do couro cabeludo e especialista em cosmetologia avançada, quando a queda de fios ultrapassa o limite do que é considerado normal, o indivíduo deve ficar atento, uma vez que este é um indicativo de que algo está errado em sua saúde capilar. 

“Existem, sim, fatores genéticos que contribuem para a queda de cabelo e para quadros de alopecias. Contudo, existem outros fatores que também podem desencadear o problema e que se não identificados e tratados podem agravar o problema”, explica. 

Diante de uma diversidade de razões que podem influenciar a queda anormal dos fios, Alecrim destaca as principais: 

Estresse 

O excesso de estresse é prejudicial para a saúde do organismo como um todo, incluindo a saúde capilar.  

“O estresse físico e/ou mental pode alterar o ciclo de desenvolvimento dos fios de cabelo, o que os faz cair. Nesse caso, é essencial reduzir a carga de estresse, que vai beneficiar não somente a saúde capilar, mas toda a qualidade de vida do indivíduo”, aconselha a especialista. 

Anemia 

A anemia possui uma série de sintomas, como a palidez e o cansaço em excesso. Além disso, a queda de cabelo pode indicar um quadro da doença, uma vez que a falta de nutrientes afeta a saúde dos fios. 

“Existem diversos tipos de anemias. Uma das mais frequentes é a anemia chamada ferropriva, que é causada pela falta de ferro. A parte fisiologicamente ativa do fio, que fica na região folicular, consome altas taxas de ferro e nutrientes para a sua diferenciação. Por isso, em quadros de anemia, essa privação faz com que os fios recebam menos sangue e oxigênio. Isso enfraquece o cabelo e deixa os fios fracos e suscetíveis não somente à queda, mas também à quebra”, aponta a especialista. 

Uso de remédios 

Muitas pessoas não sabem, mas algumas classes de medicamentos também contribuem para a queda de cabelo. Esse é o caso, por exemplo, dos antidepressivos e dos anticoagulantes. 

“A queda de cabelo pode ser um efeito colateral do uso de alguns medicamentos. Além disso, existe a possibilidade de ser um agravante caso a queda já fosse um problema. Nesse caso, é essencial reportar os acontecimentos ao médico que receitou o remédio, para que o profissional possa avaliar a melhor solução e jamais abandonar o tratamento por conta própria”, pondera a cientista. 

Atualmente, existem no mercado diversos produtos indicados para o tratamento da queda capilar. Esse é o caso do Caffeine’s Therapy, desenvolvido por Jackeline Alecrim e utilizado em todo o mundo. 

“O Caffeine’s Therapy já teve sua eficácia comprovada e, por isso, é referência no tratamento da alopecia”, finaliza a especialista. 


Jackeline Alecrim é uma renomada pesquisadora, pioneira na criação de uma tecnologia inovadora, patenteada e única no mundo a usar um extrato biotecnológico de café para tratar queda de cabelo. Atualmente, se dedica integralmente ao empreendedorismo, assim como à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos de beleza e de cosmética. 


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário