terça-feira, 28 de setembro de 2021

 

A Bagunça do HOME OFFICE

Muitas empresas estão voltando às atividades presenciais. Outras optando pelo trabalho híbrido, mas uma grande parte descobriu, juntamente com seus colaboradores, que é mais proveitoso e rentável que eles continuem o trabalho de casa.

Mas qual o impacto disso no dia a dia de cada família?  

Quem, de um dia para o outro, teve que encarar a rotina de trabalhar de casa, certamente já viveu alguma situação difícil ou até constrangedora, em decorrência dessa nova realidade. 

Para a consultora em saúde no trabalho, mestre em fisiologia do exercício, palestrante e coach, Bianca Vilela, as famílias tiveram que se adaptar com o que estava ao alcance para fazer tudo funcionar.

Computador na mesa, banqueta da cozinha, sofá...se tornaram em salas de aula e ambientes de trabalho.

 

Marido num “call” de um lado, e o cachorro latindo.

Esposa do outro, com assuntos completamente diferentes...

Ela, que entra em reunião por áudio, porque não deu tempo nem de passar um batom! Vídeo só na parte da tarde...

As crianças precisando de ajuda para entender a lição...

Ihhh! Já está na hora do almoço! Quem fez?

- Vamos pedir por delivery!

- De novo? Isso está ficando caro! 

 

Bianca lembra que desde a ergonomia, passando pela nutrição (já que durante o dia o que importa é sempre o mais rápido), a estrutura de família, até a administração do tempo...precisam de planejamento.

“Nesse período de isolamento, muitos casamentos entraram em colapso. 

E um dos motivos é porque o jogo da sensualidade se perdeu, uma vez que o profissional e o pessoal se fundiram. Cônjuges se tornaram sócios em questão de trabalho, ao mesmo tempo que houve a desconexão familiar.”

Ela ainda brinca, dando nome a uma nova tese: a “síndrome do risoto e vinho”. Para a fisiologista, “depois que os casais passaram a ter liberdade de beber mais, afinal estão em casa, e da mesma forma comer mais (a comida se tornou a protagonista dos jantares), ninguém mais namora, não tem sexo!” 

Agora vamos pensar no caso de quem mora sozinho.

Você já se viu em uma reunião quando tocou a campainha com sua entrega? Ou com alguém para medir água ou luz? O que fazer? Deixar esperando no portão ou pedir um tempo para o pessoal do serviço?

Falando em reuniões on-line, como se vestir para uma reunião assim? Há o “dress code”? O que é isso? 

 Para falar dessas situações, da saúde física e mental dos colaboradores de empresas, Bianca Vilela está a disposição para entrevistas presenciais e on-line. 

Bianca Vilela é Mestre em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Palestrante, produtora de conteúdo e consultora em saúde corporativa.

Com mais de 15 anos de experiência na área, com o propósito de ajudar pessoas e empresas a se transformarem.

Atua como consultora em importantes empresas do país, implanta programas e ações de saúde nas áreas de ergonomia, nutrição, saúde mental e física. Já ministrou mais de 200 palestras e publica artigos e matérias para renomadas empresas de mídia no Brasil.

 

CM PRESS PRODUÇÕES

Cláudia Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário