terça-feira, 22 de novembro de 2016

Comer antes de dormir pode afetar até a pressão arterial

O Tempo

Hábitos

PUBLICADO EM 22/11/16 - 03h00

Alimentação mantém corpo em alerta, o que estimula hormônios do estresse


LONDRES, REINO UNIDO. 
Para muita gente, especialmente quem passa o dia fora de casa, trabalhando ou estudando, por exemplo, o jantar se transformou na principal refeição do dia. No entanto, especialistas dizem que comer à noite – especialmente quando a refeição é farta e realizada perto da hora de dormir – pode alterar o organismo e os processos digestivos.
Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado em congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.
A pesquisa constatou que ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial. Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea. Entre os que haviam jantado mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.
Alerta. Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.
Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz (Turquia), que apresentou o estudo, disse que os resultados sugerem que o que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos que se ingere.
Ozpelit disse que a vida moderna está criando “hábitos de alimentação erráticos”, como o de pular o café da manhã e comer cada vez mais tarde. Tais práticas, afirma, estão se tornando cada vez mais frequentes e podem causar danos ao longo do tempo.
“Devemos definir a frequência ideal e a hora de ingerir os alimentos”, afirma Ozpelit. “Devemos tomar um café da manhã forte e não pular o almoço. Devemos fazer um jantar mais leve, e ele não deve ser depois das 19h”, disse.
Obesidade. Os especialistas afirmam que o corpo não está preparado para enfrentar muitos dos aspectos da vida moderna. Com a chegada da luz artificial e a industrialização, os humanos modernos começaram a experimentar horas prolongadas de iluminação. Isso levou a um consumo estendido de alimentos e ao consumo de alimentos cada vez mais tarde no dia.
Sandra Hirsch, especialista em nutrição humana pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile, afirma que as refeições noturnas podem ter efeitos adversos no organismo. Alguns desses impactos podem ser ganho de peso ou obesidade. “Comer tarde pode inibir a degradação da gordura no organismo, que é um processo natural durante a noite”, afirma.
Problemas
Refluxo. Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo, que faz com que o conteúdo estomacal retroceda até o esôfago, o que pode causar acidez, náusea e indigestão, entre outros problemas.

DESCOBERTA
Proteína aumenta o mau colesterol
NEW RAVEN, EUA. Uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade Yale identificou uma proteína que desempenha um papel importante no acúmulo do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. A descoberta pode levar a uma estratégia para bloquear a acumulação de LDL, o que poderia ajudar a prevenir ou retardar o entupimento das artérias, que leva a doenças cardíacas, dizem os pesquisadores. O estudo foi publicado ontem na “Nature Communications”.

Doenças cardíacas causadas por danos aos vasos sanguíneos são a principal causa de morte no mundo. As artérias ficam entupidas com gorduras e colesterol quando certas proteínas do corpo, conhecidas como lipoproteínas, se combinam e transportam gorduras no sangue para as células. Os cientistas, há muito tempo acreditavam que a molécula do receptor de LDL era responsável pelo transporte de LDL dentro das células. Mas, dado que alguns indivíduos sem o receptor de LDL ainda têm altos níveis de LDL, algumas questões permaneciam em aberto sobre o mecanismo.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário