domingo, 27 de novembro de 2016

Banhos para fim de ano

Com a proximidade do fim de ano, a sensação de cansaço e estafa tende a ser intensificada. A vontade de começar a operar no modo “férias” só aumenta, enquanto ainda resta trabalho e um punhado de confraternizações – da firma, da família, dos amigos... – para comparecer até que finalmente chegue a contagem regressiva para 2017. Então, para dar conta do recado nesta reta final, uma boa saída são os banhos relaxantes, superprocurados entre novembro e dezembro em spas, salões e clínicas estéticas da cidade.
Com técnicas cada vez mais diversificadas, os banhos trazem em sua composição elementos com propriedades que prometem desde hidratação e esfoliação até o ganho de vitaminas e desintoxicação. “Nesta correria do dia a dia, a gente sente que as pessoas estão procurando os rituais para se cuidarem. Elas querem seu potencial tranquilizante; percebemos mesmo a chegada de muitos clientes estressados, e, quando eles saem, é outra coisa. É visível seu aspecto descarregado, relaxado”, comenta Daniela Braga, uma das sócias da Clínica Ben Vivere. Segundo ela, os banhos mais procurados neste momento são os chamados “detox”, que, além de serem refrescantes, promovem o desinchaço e a sensação de leveza para a temporada de calor.
“Há uma forte procura por iniciativas mais saudáveis. Dentro desse universo detox, o banho de chá-verde tem ganhado muito espaço por ajudar na liberação de toxinas. O de laranja também é uma boa pedida”, destaca. Pollyanna Mendes, sócia-diretora do Spa Mitra, que, dentre os detox, ainda ressalta o uso da argila como potente ativador da corrente sanguínea e também lembra o ganho de autoestima que os banhos relaxantes permitem. “Além do cansaço, em épocas de festividades, as pessoas querem estar mais bonitas, com a pele mais vistosa, mais atraente. Há banhos especialmente montados como ritual de beleza, com fase descolorante de pelos e hidratação com cenoura e mel, que facilita e intensifica o bronzeado de quem aproveitar o calor e tomar sol”, lembra.
Recorrer a tais banhos que fogem da simples ducha em casa tem seu lugar, afinal, segundo Miriam Junqueira, fisioterapeuta e professora do curso de Estética e Cosmética do Uni-BH, além do relaxamento acarretado pela temperatura da água, as essências e os óleos essenciais trazem benefícios por meio do estímulo ao olfato. “Com a temperatura entre 27° e 34°, esses rituais causam a vasodilatação. Mas também os elementos atingem outras áreas. Lavanda, por exemplo, acalma; alecrim e eucalipto são estimulantes; e o chocolate age no âmbito da satisfação”, comenta Miriam. Segundo ela, no entanto, na hora de escolher onde tomar o banho é preciso checar a higienização da banheira e as referências do local. “Também é preciso tomar cuidado com reações alérgicas aos produtos usados”, alerta.

Dicas para seu spa em casa

Quem deseja curtir um banho relaxante, no entanto, não precisa necessariamente procurar um spa ou uma clínica estética. É possível montar um mini-spa em casa, segundo Miriam Junqueira, professora do curso de Estética e Cosmética do UniBH.
Essências e óleos essenciais. “Você pode comprar a essência, os óleos essenciais, os sais e as ervas de sua preferência. Em lojas no Mercado Central, por exemplo, é possível achar várias. Lembrando que sal grosso também é ótimo para reduzir inchaço, a menta aumenta a circulação, e a argila, superbarata, ajuda no detox”, destaca Miriam.
Glicerina. Para dar uma função hidratante, a professora também indica acrescentar ao banho uma dose de glicerina. “Em uma jarra de um litro, coloque duas colheres de glicerina, uma xícara de sais de banho e umas cinco gotinhas do óleo essencial. A medida é para uma banheira dessas padrão, que cabem duas pessoas”, explica.

Chuveiro. Há técnicas de amarrar um tule com os sais e os óleos à ducha a fim de preparar um banho de spa sem banheira. A dica, no entanto, exige mais cuidado na execução. Converse nas casas de banho sobre o material adequado.
Atenção. “Fique atento à temperatura da água. A pressão pode cair e, se você estiver sozinho em casa tomando seu banho, pode ser muito perigoso”, alerta Fernanda Melo, massoterapeuta no Spa Lótus, que também chama atenção para a quantidade de elementos colocados no banho. “O excesso de óleos e sais pode causar reação alérgica. No spa, geralmente colocamos de 10 a 15 gotas de óleo essencial na banheira”, indica.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário