sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Merkel quer coibir notícias falsas nas redes

O Tempo

ALEMANHA


PUBLICADO EM 25/11/16 - 03h00

Ação de softwares preocupam por influência nas eleições

Berlim, Alemanha. Indicando um aumento da pressão da Alemanha contra as redes sociais, que Berlim quer tratar como veículos de comunicação e não mais empresas de internet, a chanceler alemã Angela Merkel atacou os “bots”, programas criados para viralizar notícias falsas e influenciar a opinião pública, em seu primeiro discurso no parlamento depois de anunciar no domingo sua intenção de concorrer à reeleição.











Merkel pediu um debate sobre o poder de notícias falsas e como esses programas podem manipular o povo. “Para atingir e inspirar as pessoas, precisamos lidar com esse fenômeno e – onde for necessário – regulamentá-lo”, disse a chanceler.

O papel que redes sociais como Facebook e Twitter desempenham na difusão de informação falsa ou maliciosa se tornou alvo de Merkel após a surpresa da eleição do republicano Donald Trump para a Presidência dos EUA.

Softwares como os “bots” são capazes de imitar o comportamento humano, postando mensagens e curtindo notícias. Analistas apontam que a proliferação de notícias falsas teve peso decisivo na virada da eleição norte-americana.

Na Alemanha, onde Merkel é atacada pela extrema direita por sua política de portas abertas aos refugiados, aumenta a preocupação sobre a influência de notícias falsas sobre os eleitores.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário