sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Outro mineiro é eleito imortal

O Tempo

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Natural de Lambari (MG), o economista Edmar Bacha vai ocupar a cadeira que pertencia a Evaristo de Moraes Filho

PUBLICADO EM 04/11/16 - 03h00






RIO DE JANEIRO. Uma semana depois de eleger o poeta e letrista belo-horizontino Geraldo Carneiro para a cadeira deixada vaga pelo crítico teatral Sábato Magaldi, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu, ontem, outro mineiro. O economista e escritor Edmar Bacha, 74, é o novo imortal da ABL e vai ocupar a cadeira 40, sucedendo o jurista Evaristo de Moraes Filho, morto em julho deste ano. 
Edmar Lisboa Bacha, que integrou a equipe econômica que concebeu e implantou o Plano Real, em 1994, recebeu 18 votos, contra 15 recebidos pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, sua principal concorrência na disputa pelo posto de imortal.
Nascido em Lambari (MG), em uma família de escritores, políticos e comerciantes, Bacha formou-se na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e obteve o Ph.D. em economia na Universidade de Yale, nos EUA.
O agora acadêmico deu aulas de economia em diversas universidades do Brasil e no exterior. Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Como escritor, lançou livros e artigos em revistas acadêmicas, como “Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes” (Civilização Brasileira). Aliás, ao cunhar o termo “Belíndia” na década de 70, ele comparou em alguns aspectos que o desenvolvimento do Brasil naquela época tinha duas características opostas: do grande desenvolvimento da Bélgica e do subdesenvolvimento da Índia.
Atualmente organiza um novo livro, “O Fisco e a Moeda: Ensaios sobre o Tesouro Nacional e o Banco Central”, que deve ser publicado ainda este ano. É casado com a antropóloga Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, tem dois filhos, duas enteadas e cinco netos.
ABL. A Academia Brasileira de Letras surgiu em 1897, com Machado de Assis como seu primeiro presidente, mas a ideia de criar uma instituição do tipo vinha desde o império.
A casa dos imortais foi criado nos moldes da Academia Francesa de Letras, que surgiu no século 17, durante o reinado de Luiz 13. Ainda seguindo o modelo da instituição francesa, a ABL conta com 40 membros.
Além de Machado, o primeiro time de imortais contava com Inglês de Sousa, José do Patrocínio, Coelho Neto e Artur Azevedo, entre outros. Há outras instituições do tipo pelo mundo, como a Academia de Ciências de Lisboa, em Portugal, ou a British Academy, no Reino Unido.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário