quinta-feira, 8 de junho de 2017

Queijo mineiro na serra da Piedade

Neste sábado e domingo, o queijo artesanal mineiro será o destaque no Festival de Gastronomia Mineira, realizado no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. O público poderá conhecer, gratuitamente, os produtos de cinco regiões queijeiras do Estado: Canastra, Salitre, Serro, Araxá e Cerrado.
O festival, que se repete no próximo dia 25, é uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte com o objetivo de apresentar ao público uma riqueza gastronômica que se perdeu no tempo: os queijos artesanais curados à base de fungos de caverna, uma técnica utilizada por frei Rosário no século passado. O evento tem a participação do Senac, responsável pelos estudos de harmonização e uso desses produtos na gastronomia.
O método de maturação do queijo foi recuperado por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira, que visa resgatar os costumes alimentares centenários da região entre os santuários do Caraça e da serra da Piedade, explica a especialista em pesquisas gastronômicas do Senac Vani Pedrosa. Segundo ela, o sistema de produção é o mesmo em todas as regiões participantes, mas cada uma agrega seu “terroir” ao produto.
“O que vamos revelar neste fim de semana é resultado de um trabalho de vários anos, que envolve a pesquisa da famosa técnica de frei Rosário. Esses queijos serão apresentados ao público e analisados por especialistas do Senac e outros convidados”, explica.
Programação
Hoje, às 9h30, o público poderá conhecer os queijos e acompanhar a explicação sobre a técnica de cura. Já amanhã e no dia 25, às 10h30, haverá degustação de diversas combinações desses produtos com outros alimentos.
“Faremos a harmonização com doces, mel regional e cafés”, adianta Vani, acrescentando que o evento terá a participação de especialistas em gastronomia, chefs, acadêmicos, críticos e comerciantes.

O Festival de Gastronomia Mineira será realizado no Espaço Dom João Resende Costa, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, no alto da serra da Piedade. Mais informações pelo telefone: (31) 3651-6335.


Pesquisa
Primórdios da cozinha mineira
Para preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentícios dos primeiros habitantes de Minas, o Senac, por meio de atividade de extensão com os alunos do curso de gastronomia, participa da pesquisa desenvolvida pelo Santuário do Caraça: Primórdios da Cozinha Mineira. O estudo, realizado no recorte territorial entre as serras da Piedade e do Caraça, abrange nove pilares: queijaria e horta histórica; pomar histórico; farinhas antigas, pães e quitandas; receitas tradicionais; doçaria; bebidas alcoólicas, cafés e chás; carnes e derivados; ambiente, utensílios e técnicas.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário