sábado, 10 de junho de 2017

Tiradentes: histórica e acolhedora

O TEMPO

VIAGENS PARA CASAL

PUBLICADO EM 10/06/17 - 03h00


Tiradentes é uma importante cidade histórica de Minas Gerais, localizada perto de São João del Rei, a 190 km de distância de Belo Horizonte (a viagem dura cerca de três horas). Ficamos apenas um fim de semana, mas sugerimos permanecer por pelo menos quatro dias para conseguir aproveitar tudo (ou quase tudo) que a cidade oferece. Acredite, Tiradentes tem muitos lugares para conhecer, muitos restaurantes para saborear, muitas vistas para apreciar e muitas experiências para viver!
Ao chegarmos, fomos direto descarregar as malas. A pousada escolhida foi a Alecrim (www.alecrimpousada.com.br), um lugar mágico! Totalmente rústica, bem ao estilo da cidade, charmosa em seus adornos e detalhes. Afastada do centro, sem nenhum barulho externo, o que proporciona a tranquilidade do interior. Pedi duas cervejas para brindarmos o fim de semana que estava começando, quando, para minha surpresa, a proprietária responde que eu poderia abrir a geladeira, pegar o que quisesse e depois anotar o número do quarto em um papelzinho. Mais em casa impossível!
Em Tiradentes, o melhor roteiro é não ter roteiro. Experimente caminhar, passar pelos becos, tudo sem pressa. Passeávamos conhecendo bares, restaurantes e lojas. Paradas estratégicas nos principais pontos turísticos, como a Matriz de Santo Antônio e o Museu da Liturgia, são obrigatórios para as tradicionais fotos. Eu sou mais comedido, já a Lu vai entrando onde tem porta aberta; esse foi o diferencial do passeio.
O primeiro lugar que entramos, conhecemos e nos apaixonamos foi o Marcas Mineiras Loja e Café (www.marcasmineiras.com.br). Ótimo para tomar uma cerveja, observando a brisa movimentar as folhas das árvores, ou um café no fim da tarde, sentindo aquele friozinho do interior chegando.
Depois de caminhar e entrar em muitas portas, decidimos parar para comer um pão de queijo (programa bem mineiro) e nos deliciamos no Na Venda Pão de Queijaria. Estava maravilhoso! Já amamos pão de queijo, ainda mais com recheio de bacon, calabresa, cebola caramelizada e tudo mais que uma verdadeira pão de queijaria oferece.
À noite, jantamos no tradicional Atrás da Matriz (www.atrasdamatriz.com.br), especializado em peixes, massas e pizzas. O lugar não é famoso à toa: a comida é de primeira, há bons vinhos, o atendimento é excelente, e o preço um pouco salgado... Mas vale a pena!

Lugares que nunca imaginávamos surgiam em nosso caminho. Jardins, gramados e lagos no meio de becos e ruas, como se fôssemos transportados para outra cidade

Ao ir embora, decidimos conhecer uma área nova da cidade, o Pátio Libertas, que fica fora do centro histórico, após a estação da maria-fumaça. Paramos no The Bus Pub, simplesmente o pub mais bacana que já fomos! Bem londrino, o lugar fica dentro de um ônibus estacionado, com algumas mesas externas. Tem música ao vivo e é também uma burgueria. Tiradentes tem muitos lugares bacanas fora do centro histórico.
Uma dica de lugar um pouco afastado da praça central, escondido em um beco, é o Biroska Santo Reis. O boteco fica na rua da Cadeia e serve cervejas artesanais exclusivas e tira-gostos mineiros deliciosos.
No último dia, visitamos o distrito Vitoriano Peixoto, carinhosamente conhecido como Bichinho. Bem pertinho, a 7 km de Tiradentes, o lugar é perfeito para um breve passeio, com diversas lojas de artesanato e decoração. O Tempero da Ângela, um tradicional restaurante mineiro, serve deliciosa comida feita no fogão a lenha.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário