quinta-feira, 15 de junho de 2017

Fiéis celebram Corpus Christi em Belo Horizonte

Uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica, o Corpus Christi, que na tradução significa "Corpo de Cristo", acontece nesta quinta-feira (15) em diversas igrejas de Belo Horizonte. Uma delas é a igreja São José, no centro da capital, onde desde às 7h fiéis trabalham na produção dos tradicionais tapetes de serragem, com desenhos de imagens importantes para o catolicismo.
Simbolizando a presença de Jesus, o Corpus Christi é uma homenagem a eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Em Belo Horizonte, um encontro de tapetes das igrejas de São José e da Boa Viagem é aguardado para o fim do dia.
De acordo com o padre Nelson Antônio Linhares, pároco da igreja de São José, a festa de Corpus Christi é uma oportunidade para o católico se lembrar de que deve estar em constante relação com o seu próximo. "A celebração é a valorização da presença de Jesus na óstia consagrada, mas também significa comunhão. Comungar Jesus é se comprometer a viver em comunhão com as pessoas", afirma.
A igreja da Boa Viagem, no bairro Funcionários, será o palco da celebração da missa solene das 16h, que encerra as festividades de Corpus Chisti na capital. Após a missa, fiéis seguirão em procissão pela avenida Afonso Pena, que terá um quilômetro e meio de tapetes. Eles irão em direção à igreja de São José, onde receberão as bençãos finais de Dom Giovani Luís da Silva.
O padre Nelson Antônio Linhares afirmou que cerca de mil pessoas são esperadas para a procissão.

Para a aposentada Nélia Rute Ferreira, de 85 anos, a celebração é sinônimo de transformação e renascimento. "Eu sempre fui muito religiosa. Eu sou muito feliz estando aqui. Eu venho aqui e ajudo na confecção, participo das missas, por puro prazer, porque é muito importante pra mim", conta.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário