segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Huck usou empréstimo do BNDES para comprar jato

O TEMPO

APRESENTADOR



Banco de fomento afirma que financiamento de R$ 17 milhões seguiu as regras de programa


PUBLICADO EM 12/02/18 - 03h00




Brasília. O apresentador Luciano Huck usou, em 2013, um empréstimo de R$ 17,7 milhões do BNDES para comprar um jatinho particular da Embraer.
O financiamento, do programa BNDES Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), teve como beneficiária a Brisair Serviços Técnicos e Aeronáuticos Ltda., da qual Luciano e sua esposa, Angélica Huck, são sócios, e o Itaú como instituição financeira intermediária.
Os juros do empréstimo foram de 3% ao ano, com 114 meses de amortização para o pagamento.
A informação foi antecipada pelo blog “Tijolaço”. Procurada, a assessoria de Luciano Huck diz que “o Finame é um programa do BNDES de incentivo à indústria nacional, por isso financia os aviões da Embraer”.
A assessoria argumenta que Huck usa o avião duas vezes por semana para gravar seu programa para a Rede Globo. A matrícula do avião é PP-HUC. Segundo o registro na Agência Nacional de Aviação Civil, a nave comporta oito passageiros e pertence atualmente ao Itaú, sendo a Brisair sua operadora.
Em nota, o BNDES afirma que as condições seguiram as “definidas pelo Programa de Sustentação do Investimento, vigente à época, com taxas de juros fixas entre 3% a.a. e 3,5% a.a.”. Segundo o banco, as taxas eram oferecidas a qualquer empresa que obtivesse financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos.
Ainda de acordo com a nota, o processo de concessão de financiamento do Finame é realizado por meio de agentes financeiros credenciados, que podem ser bancos, cooperativas e agências de fomento. “O BNDES repassa os recursos para os agentes, que analisam o risco de crédito e decidem pela concessão do financiamento”.
Eleição
Indeciso. Apesar de Luciano Huck ter dito que não disputaria a Presidência da República neste ano, aumentaram os rumores em torno de seu nome como candidato de fora da política.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário