sexta-feira, 20 de abril de 2018

Novo líder cubano descarta capitalismo: ‘revolução segue’

O TEMPO

ELEIÇÕES INDIRETAS



Miguel Díaz-Canel assume governo enaltecendo poder de Raúl Castro


PUBLICADO EM 20/04/18 - 03h00

HAVANA, CUBA. Em uma cerimônia longe do povo, o primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi confirmado nesta quinta-feira (19) como novo presidente do país, que vai suceder o ditador Raúl Castro. O nome do candidato, único a ser indicado, foi apresentado na Assembleia Nacional de Cuba na quarta-feira, quando deu-se início a sessão parlamentar para avaliar a indicação. Após deliberação dos 604 deputados, ele foi eleito novo chefe de Estado da ilha.
“O mandato dado pelo povo a esta legislatura é dar continuidade à Revolução Cubana em um momento histórico crucial, que estará marcado por tudo o que devemos avançar na atualização do modelo econômico”, disse o engenheiro de 57 anos eno discurso de posse.
Ele confirmou expectativas de que a transição não trará grandes mudanças. O novo presidente disse que o país não fará concessões em política externa, marcada por idas e vindas com os Estados Unidos, e que manterá diálogo com todos os países que tratarem Cuba como igual. Segundo ele, mudanças necessárias seriam decididas pelo povo cubano.
Díaz-Canel afirmou ainda que “não existe lugar em Cuba para quem defende a volta do capitalismo”. Ele prestou uma longa homenagem a Raúl, a quem chamou de melhor aluno de Fidel, que liderou a revolução que derrubou Fulgêncio Batista e governou o país por décadas. “Cuba precisa de você”, disse, levando mais dos 600 membros da Assembleia Nacional a se levantarem e aplaudirem Raúl Castro. Raúl ouvia o discurso da primeira fila da Assembleia, balançando em sua cadeira para frente e para atrás. Em determinado momento, ficou de pé, com as mãos para cima aplaudindo seu protegido que agora o sucedia.
A eleição não foi uma surpresa, já que Díaz-Canel era o candidato único em uma ditadura socialista. O novo presidente poderá cumprir no máximo dois mandatos de cinco anos, como estipulado em reformas recentes do sistema político da ilha.
Segundo Raúl Castro, que continuará sendo o secretário-geral do Partido Comunista de Cuba, Díaz-Canel poderá vir a ocupar esse lugar de líder do Partido Comunista quando deixar o cargo. A vaga de primeiro vice-presidente será ocupada agora por Salvador Valdés Mesa. Outros 28 nomes foram escolhidos para compor o Conselho de Estado, sendo 11 novos integrantes.
“Miguel Mario Díaz-Canel, 57, foi eleito presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros da República de Cuba pela recém-constituída Assembleia Nacional do Poder Popular em sua Nona Legislatura, que faz sessão desde quarta-feira no Palácio de Convenções de Havana”, informou o blog oficial Cubadebate.
Frases
“O mandato concedido pelo povo a esta legislatura é dar continuidade à revolução cubana em um momento histórico crucial, que será marcado por tudo que devemos avançar na atualização do modelo econômico”
Miguel Díaz-Canel
Presidente de Cuba
“Será como enfrentaremos as ameaças do poderoso vizinho imperialista. Aqui não há espaço para uma transição que desconheça ou destrua o legado de tantos anos de luta”.
Miguel Díaz-Canel
“O modelo passará por uma transição geracional e talvez adote um estilo de liderança mais institucional e burocrática do que a carismática e pessoal que Fidel estabeleceu e Raul reformulou”
Jorge Duany
Instituto Cubano de Pesquisa da Univ. da Flórida
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário