quinta-feira, 23 de junho de 2016

Fazer exercício físico ao ar livre no inverno traz mais vantagens

Esse friozinho parece ser um convite a dormir aquela meia-hora a mais, ficar embrulhado nos edredons o máximo de tempo possível e matar um, dois, ou todos os dias de academia. Mas é importante resistir: a atividade física no inverno traz uma série de vantagens que a comodidade do calor não traz. Se o exercício for feito ao ar livre, então, melhor ainda.
Nessa época do ano, as pessoas tendem a ficar um pouco mais depressivas. Há até um nome para isso – “distúrbio emotivo sazonal”. “Parte do que torna as pessoas tristes no inverno é ficarem confinadas”, aponta o psiquiatra Norman E. Rosenthal em seu livro “Winter Blues: Everything You Need to Know to Beat Seasonal Affective Disorder” (ou “Tristeza de Inverno: Tudo Que Você Precisa Saber para Combater o Distúrbio Afetivo Sazonal”, em livre tradução).
É aí que começam as vantagens das atividades físicas ao ar livre, porque quanto mais iluminado o ambiente, mais serotonina é liberada para o cérebro, segundo Rosenthal.

Se o objetivo é emagrecer, aproveitar o inverno também pode ser uma boa ideia. No frio, o corpo já gasta mais energia para se manter aquecido, queimando mais calorias. Aqui, no entanto, é necessário ter atenção.
“Como o gasto energético é maior, come-se mais porque o corpo procura equilibrar essas duas coisas. Assim, a alimentação precisa ser adaptada para esse período do ano”, lembra o preparador físico Eloísio Filho, treinador da assessoria esportiva No Limits Fitness. Os atletas têm que ter cuidado para não exagerar na compensação e, em vez de perder peso, acabar ganhando.
Filho recomenda também atenção especial aos aquecimentos. Enquanto no verão o corpo já está naturalmente aquecido e mais prontamente preparado para a atividade física, no inverno é preciso investir mais tempo energia nessa parte do treinamento para evitar lesões.
Com o pouco suor que produzimos nos períodos frios, a tendência também é beber menos água – e o resultado pode ser uma bela desidratação. Mas a atividade física ajuda nisso. O exercício faz o corpo aumentar o volume de sangue em circulação. Como o sangue é 90% composto por água, o organismo fica mais hidratado.
Praticar essas atividades ao ar livre tem ainda o bônus de uma dose extra de vitamina D, que costuma ficar meio esquecida no inverno. Eloísio Filho lembra que é importante não descuidar do protetor solar, do creme hidratante para peles secas e do protetor labial. “Tanto o sol como o frio queimam a pele. Na atividade física, perdemos muitos sais minerais. Junto com o vento frio, a pele será danificada”, explica.
Treinar no frio apresenta ainda uma última vantagem. Como o corpo sua menos, o esportista tem uma tolerância maior à prática da atividade. “Como o calor não atrapalha, a pessoa consegue fazer mais tempo de treinamento. Ela consegue se concentrar mais nos movimentos e dar mais atenção a cada exercício”, aponta Filho.
Apesar disso, o treinador alerta que se o frio estiver demais, é melhor se poupar. “As doenças, principalmente respiratórias, disparam quando a pessoa começa a fazer exercícios por vários dias no frio extremo”, conta.

Frio aumenta riscos de infarto

As atividades físicas no inverno têm também uma qualidade de “remédio”. Com a chegada do frio, os riscos de infarto aumentam cerca de 30%.
Uma das principais causas é a vasoconstrição. O frio faz com que as artérias se contraiam, diminuindo seu diâmetro. Esse caminho mais apertado diminui o fluxo sanguíneo e a oferta de oxigênio em todo o organismo – inclusive no coração. Essa mudança é natural, e o corpo a faz para conseguir se manter mais aquecido.
Some-se a isso a preguiça comum de fazer atividades físicas nessa época e o consumo de alimentos mais gordurosos e está fechada uma equação nada favorável. Por isso, é fundamental manter a dieta balanceada e continuar determinado nos exercícios. A atividade física aquece o corpo, faz o sangue circular e leva mais oxigênio para todo o organismo. Quanto aos alimentos, frutas como banana e damascos, castanhas e grãos integrais suprem a maior necessidade de energia sem sacrificar a saúde. (RS)

CUIDADOS

Roupas. No tempo frio, comece os treinos bem agasalhado. Vá tirando as roupas de frio à medida que o corpo for se aquecendo. Assim, evita-se doenças respiratórias. Use toucas, luvas e meias grossas para proteger as extremidades.
Aquecimento. Dedique um tempo para aquecer o corpo antes de começar a atividade física.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário