quinta-feira, 23 de junho de 2016

Produtora de Tiradentes vence concurso de queijo artesanal

A 9ª edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal terminou com uma produtora de Tiradentes, cidade da região Central, como a grande vencedora. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (23) no parque da Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte.
Entre os 27 concorrentes foram escolhidos os cinco melhores queijos. Eles foram avaliados pela apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato para a comissão julgadora, formada por nove pessoas, entre elas, profissionais da extensão rural, inspeção e gastronomia, além de pesquisadores e professores universitários.
A produtora Lúcia Maria Resende fabrica o queijo Sabor da Serra, no Sítio da Conquista. São em média dez por dia, que são comercializados na região. A vencedora foi Lúcia Maria Resende produz em média 10 queijos por dia, comercializados na região.
A vencedora foi representada no evento pelo técnico da Emater-MG, Odair José Gerônimo, responsável pela assistência técnica na região.  Em segundo lugar no concurso ficou o produtor José Maria de Oliveira, do município de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, seguido por Geraldo Moreira da Silva, do município de Serra do Salitre, na mesma região, José Baltazar da Silva, também de Serra do Salitre ficou em quarto lugar e na quinta colocação ficou Reinaldo de Faria Costa,  de Vargem Bonita, região Centro-Oeste do Estado.
Além dos cinco colocados, participaram do concurso outros produtores do Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Triângulo Mineiro e Serra do Salitre. Todos os produtores recebem orientação da Emater-MG e têm suas queijarias cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário