domingo, 26 de junho de 2016

Chegada do inverno alerta para doenças respiratórias

O inverno começa na noite desta segunda-feira (21) e, além do frio, essa época do ano traz também a preocupação com as doenças respiratórias. Com o tempo seco e as temperaturas baixas a irritação das vias respiratórias se tornam mais evidente e doenças como rinite, bronquite, sinusite, asma, gripe, alergias, faringite e laringite se desencadeiam principalmente em crianças e idosos. De acordo com os especialistas, é neste mês de julho e agosto que os hospitais tendem a ficar mais cheios por causa dessas enfermidades.
A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu, neste domingo (19), um  alerta dizendo que até esta terça-feira (21) a umidade relativa do ar em Belo Horizonte deve ficar em torno de 20%, índice muito baixo, já que a umidade em 30% já é considerada fator de risco. Segundo a meteorologista do TempoClima Puc Minas  Natália Cantuária a baixa acontece por causa de uma massa de ar quente que atua sobre Minas Gerais e que deve perder força a partir desta quarta (22).
“A partir de quarta a umidade relativa do ar vai aumentar e ao longo da semana deve ficar entre 40% e 45%. É tradicional nesta época do ano termos um tempo mais seco mesmo com umidades relativas do ar mais baixas. Essa seca tende a permanecer até o mês de setembro”, afirma a meteorologista. Para os pneumologistas esse período acende o alerta que é preciso ter cuidado com as doenças respiratórias.
“Essas doenças atingem principalmente as crianças e os idosos que são os grupos mais vulneráveis. As crianças porque estão com o sistema respiratório ainda em formação e os idosos porque já estão com o sistema respiratório enfraquecido”, explica a pneumologista do programa Criança Que Chia da Prefeitura de Belo Horizonte, Geralda Calazans.
Ainda segundo a pneumologista, quem já tem doenças e alergias ligadas a respiração também deve ficar alerta neste período. “Mesmo quem tem doenças como asma, bronquite, sinusite ou rinite controlada, deve ficar atento, por que esse período contribui muito para que elas reapareçam”, afirma a pneumologista.
O coordenador da residência do Hospital Júlia kubitschek, no Barreiro, em Belo Horizonte e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PucMinas) Frederico Thadeu Campos, afirmou que também é preciso tomar muito cuidado com as gripes e pneumonias neste período.
“Se a pessoa está com febre alta que aparece de repente, dor muito intensa no corpo, tosse e falta de ar, ela deve procurar o hospital imediatamente por que pode ser uma gripe mais grave como a H1N1. Já se os sintomas forem mais brandos a indicação é se agasalhar e se hidratar bastante. É preciso tomar cuidado também com a pneumonia que é mais comum em crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas e que geralmente ataca de forma grave”, explica o pneumologista.
Os especialistas consideram que se hidratar é a medida mais importante no combate dessas doenças nesta época do ano por causa do clima seco. Além disso, por causa do frio, as pessoas sente menos sede e se esquecem de beber água. 
Veja alguns cuidados para prevenir doenças respiratórias:
- Beber bastante água
- Colocar toalha no quarto para umidificar o ar
- Lavar o nariz com soro fisiológico
- Evitar contato com poeira, cheiro forte e fumaça
- Não deixar o ambiente completamente fechado, principalmente se estiverem muitas pessoas aglomeradas. É importante deixar o ar circular.
- Se agasalhar bem, protegendo o pescoço
- Comer alimentos mais leves como frutas e verduras
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário