sexta-feira, 3 de junho de 2016

Construção coletiva de ideias

Deve acontecer com frequência na sua timeline do Facebook. Em dois segundos, alguém divulga a foto de uma criança com fome na Síria, outro fala dos escândalos políticos no Brasil, ao mesmo tempo em que surge um post chamando atenção para uma descoberta da Nasa. E você tem a sensação de saber pouco ou quase nada do mundo.
Devido das fartas informações jogadas na rede, muitas delas voláteis, a ONG Contato produziu a série audiovisual “Educação e Cidadania”, com a intenção de aprofundar debates contemporâneos voltados para a juventude.

A exibição da série acontece hoje, durante a Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), na Serraria Souza Pinto. Com dez episódios, a produção apresenta depoimentos de intelectuais, artistas, professores e ativistas das ruas em prol de discussões sobre feminismo, africanidade, gênero, direitos humanos, água, meio ambiente, tecnologia, juventude e periferia e sertão.

Entre os convidados, desde ativistas do hip hop, como Pedro Valentim, da Família de Rua, passando por artistas distintos da capital mineira, a exemplo de Flávio Renegado e Fernanda Takai, até intelectuais do calibre de Ricardo Abramovay e o convidado de honra, Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio, que fecha a série com uma reflexão ampla sobre os diálogos contemporâneos possíveis.
“São temas caros e fundamentais para a juventude que ganham várias discussões, principalmente nas redes sociais. Percebemos que, para além disso, existe uma necessidade de fazer um debate intergeracional para mostrar que a humanidade é múltipla. O objetivo é aprofundar nos temas do debate e não enclausurar discussões em pensamentos únicos”, diz o cineasta e coordenador da ONG Contado, Helder Queiroga.
Mesmo tratando de temas densos, que estão longe de abrigar em um desfecho unânime, a série não segue a linha de documentário. Ao contrário, a produção foi dividida em curtos episódios de cinco minutos para propiciar maior absorção do conteúdo pelos espectadores, mas sem cansá-los.
“São dez episódios, cada um de cinco minutos exatos. Parece pouco tempo, mas os vídeos de curta duração têm uma penetração social mais fluida. É aquela história de que uma imagem vale mais do que mil palavras, exploramos muito isso nos vídeos. É a síntese de pensamentos reflexivos e diretos”, completa Helder.
Após o lançamento, a ONG Contato vai disponibilizar toda a série na internet. Além disso, o material servirá de complemento didático para escolas, centros culturais, TVs públicas educativas e outras ONGs interessadas em difundir o debate.
“É necessário que o terceiro setor ingresse não só nesse espaço do audiovisual, mas na economia criativa como um todo, na sustentabilidade. Não só oferecendo conteúdos e formas de fazer, mas também acesso direto à cidadania, ao pensamento e à reflexão, que é o que estamos fazendo nessa primeira série de vídeos. Ir além e debater é muito importante”, diz Helder.
Agenda
O quêLançamento da série “Educação e Cidadania”
OndeSerraria Souza Pinto (avenida Assis Chateaubriand, 890, centro)
Quando. Hoje, às 9h30
QuantoEntrada gratuita

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário