quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Carismático, líder chinês alça patamar de Mao Tsé-Tung

O TEMPO

COMUNISTA

Pensamento de dirigente é adotado, sem objeção, e será ensinado aos jovens


PUBLICADO EM 25/10/17 - 03h00





Chamado de “homem mais poderoso do mundo” pela revista britânica “The Economist”, o dirigente chinês, Xi Jinping, 64, já tinha dito a que veio em uma viagem ao México, em 2009, quando era vice-presidente.

“Há alguns estrangeiros entediados, mas com o estômago cheio, que adoram apontar o dedo acusador para a China”, disse. “A China não exporta sua revolução, nem exporta fome e miséria, e nem causa dores de cabeça. Evitar que 1,3 bilhão de chineses passassem fome foi nossa grande contribuição para a humanidade”, disse.

Nessa terça-feira (24), Xi Jinping entrou para a história do Partido Comunista Chinês (PCC), quando teve seu nome incluído nos estatutos.

“O pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para a nova era” se acrescenta agora aos estatutos do PCC, o maior partido do mundo, e coloca o presidente chinês em um patamar alcançado por poucos.

“Seu pensamento vai entrar para livros didáticos, nas aulas e nos cérebros (dos alunos)”, disse o ministro da Educação, Chen Baosheng.

Apenas outros dois líderes – o fundador da China comunista, Mao Tsé-Tung, e o artífice das reformas de mercado, Deng Xiaoping – receberam essa honraria.

No poder desde 2012, ainda sob o impacto do desafio a ditaduras longevas da Primavera Árabe, Jinping continuou a ser mais assertivo que seus dois antecessores, os engenheiros e tecnocratas Hu Jintao e Jiang Zemin.

Ao contrário do revolucionário e carismático Mao Tsé-Tung, que mergulhou o país em uma sucessão de crises e fome, Jinping quis provar que um político puro-sangue sabe governar e promover crescimento econômico.


O QUE SIGNIFICA

Sem páreo. A China tem uma Constituição que direciona o funcionamento do país, mas o Partido Comunista Chinês, que governa a nação mais populosa do mundo desde 1949, possui sua própria carta para 89 milhões de membros. Com o nome de Xi Jinping nos estatutos, as disputas podem ser esmagadas, e os rivais, contidos.

Pensamento. A retórica inclui referência a uma “sociedade moderadamente próspera” e ao “grande rejuvenescimento da nação chinesa”. “A principal contradição a ser enfrentada pela sociedade chinesa na nova era”, disse Xi Jinping em seu discurso na quarta-feira, “está entre o desenvolvimento desequilibrado (...) e as necessidades cada vez maiores do povo por uma vida melhor”.

Nova era. “Entramos na nova era do socialismo com características chinesas com o secretário geral Xi Jinping como o núcleo central”, disse Yang Baofeng, delegado da província de Heilongjiang. “Não houve absolutamente nenhuma opinião dissidente. Isso é normal”, disse Li Hualiang, secretário local da província de Jilin.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário