sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Vinte minutos para se destacar

Numa entrevista de emprego não existem respostas mágicas, mas certamente há perguntas inevitáveis, e é possível se preparar para elas. “Sim”, “não”, “aham”, “talvez”, “eu preciso muito deste emprego”, “aceito qualquer salário”, “se quer algo bem feito, faça você mesmo” são expressões e frases das quais se deve fugir. As respostas, além de bem elaboradas, devem ser dadas sem titubear.
Embora agir com espontaneidade seja essencial para um bom desempenho, estar bem preparado no momento do processo seletivo para estágio ou emprego é o principal diferencial entre os candidatos. Especialmente em tempos de crise e alta competitividade.
O site de avaliações de empresas, salários e vagas de emprego Love Mondays identificou as perguntas mais comuns em processos seletivos. A reportagem reuniu um time de cinco recrutadores e especialistas em recursos humanos para ensinar como se comportar diante dessas perguntas para sair na frente dos concorrentes sem suar frio. São os 20 minutos que separam você do seu oponente.
A supervisora de carreiras do Ibmec Minas, Cynara Bastos; a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seção Minas Gerais (ABRH-MG), Eliane Ramos; a especialista em gestão de pessoas e carreiras da Fundação Getulio Vargas (FGV), Erika Nahass; o empresário, coach e colunista da rádio Super Notícia FM, Lucas Gonzalez, e a CEO e cofundadora do Love Mondays, Luciana Caletti, orientam o candidato nesse momento crucial.
Assim como a etiqueta do primeiro encontro romântico, também existem algumas regras sobre perguntas em entrevistas de emprego. Alguns tópicos devem ser evitados por segurança, como perguntar, de cara, se é verdade que o negócio da empresa vai passar por mudanças.
Não é que seja proibido perguntar sobre a empresa. “Você pode fazer perguntas sobre a empresa, caso tenha ficado alguma dúvida. É uma forma de demonstrar interesse e ser transparente. Só tome cuidado com as perguntas indiscretas”, orienta Eliane Ramos.
Por outro lado, o candidato deve saber que pontualidade não é se apresentar exatamente no horário marcado. “É importante chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência para ir se ambientando, além de conhecer outros candidatos, conversar com porteiro ou recepcionista, sempre de forma zelosa”, ensina Lucas Gonzalez. “Chegar com pressa e afoito só irá te prejudicar no momento da entrevista”, diz.
Cynara Bastos alerta para a entrevista por videoconferência. “Você até pode estar em casa, mas alguns cuidados são importantes, como se vestir apropriadamente, estar em um local arrumado e silencioso”, explica. 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário